Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE DISPOSITIVO EMERGENCIAL PARA USO EM CASOS DE ENCHENTES E/OU INUNDAÇÕES: S.E.E (Sistema de Elevação Emergencial): Estudo de caso no município de Franco da Rocha - SP
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes / Smart Cities

Autores

Nome
1 - Silvio Rodrigo dos Reis
Universidade Paulista - UNIP - Universidade Julio de Mesquita - UNESP Responsável pela submissão
2 - MARCELO ALVES TEIXEIRA SANTOS
Fatec Franco da Rocha - Franco da Rocha
3 - Maysa Alves
-

Reumo

É inegável que a desordenada e crescente alta da população e a falta de planejamento são fatores cruciais quando se trata de riscos eminentes em locais a vida dos munícipes por conta de inundações e enchentes. As enchentes aumentam a sua frequência e magnitude devido a impermeabilização, ocupação do solo e a construção da rede de condutos pluviais. O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento, como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamento (TUCCI, 2003).
Contudo, a questão principal que norteará o trabalho é, como diminuir os impactos de lojistas localizados em áreas com alto risco causados por inundações e enchentes no município de Franco da Rocha? Este trabalho justifica-se pelo entendimento e percepção do grande número de ocorrências em virtude de enchentes na região central do bairro de Franco da Rocha na grande São Paulo (próximo à estação de trem) e também de seus arredores tendo como intenção de solucionar este problema, será criado um produto novo para que auxilie lojistas a salvar seus ativos por meio de sistema de elevação de gondola
A logística humanitária é a função que visa o fluxo de pessoas e materiais de forma adequada e em tempo oportuno na cadeia de assistência, com o objetivo principal de atender de maneira correta o maior número de pessoas (HAAVISTO, KOVACS,2019). Logística humanitária são processos e sistemas envolvidos na mobilização de pessoas, recursos e conhecimento para ajudar comunidades vulneráveis, afetadas por desastres naturais ou emergências complexas.
Neste trabalho, será utilizado o método de pesquisa descritiva e exploratória, onde visto que ambas serão necessárias para que se possa saber onde o processo será executado de forma correta e eficaz. Embora inicialmente seja uma prática teórica, a pesquisa está sendo estruturada totalmente para ação. Visto que, “nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática”.(MINAYO E GOMES,2012). Os procedimentos utilizados serão feitos através de elaboração de uma pesquisa semiestruturada, criada pelos autores e o próprio dispositivo desenvolvido
É notável, a partir deste protótipo que não serão resolvidos todos os problemas com alagamentos da região de Franco da Rocha, porém, haverá uma minimização dos prejuízos em grande escala, pois, além, da loja que tiver instalado o dispositivo não sofre com o alagamento devido as fortes chuvas, os produtos serão protegidos da água e da lama, caso venha a adentrar no estabelecimento. O retorno investido é de rápido período, pois mais importante que dispor de dinheiro par a compra do SEE, é evitar a incontável perda de materiais, podendo se reabilitar logo que possível.
Neste trabalho foi desenvolvido o projeto de um sistema de elevação de gondolas e produtos para uma solução inovadora contra enchentes e alagamentos em comércios da região de Franco da Rocha. A suspensão empregada faz uso de um sistema pneumático que permite a elevação de qualquer aparelho com peso de até 500 kg. A execução deste projeto é extremamente desafiadora. Os resultados indicam a viabilidade econômica e necessária do projeto, na solução da demanda existente.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. CLOSS, David J. Information technology influences on world class logistics capability. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v.27, n.1, p. 4- 17.1997 FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA (2007). Disponível: www.cvb.org.br Acesso em: Abril de 2008. HAAVISTO, Ira; KOVÁCS, Gyöngyi. Sustainability in humanitarian supply chains. In: Handbook on the Sustainable Supply Chain. Edward Elgar Publishing, 2019.