Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO INTERNACIONAL DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Lucas Veiga Ávila
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
2 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
3 - Thiago Antônio Beuron
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
5 - Camilla Castilhos de Freitas Terra
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - ULBRA

Reumo

Engajadas nos processos educacionais, muitas universidades ao redor do mundo investem e financiam pesquisas e projetos, visando gerar conhecimento e desenvolver produtos que ajudem a conduzir a economia global, sendo de suma importância que se organizem em parcerias, para transformar a ciência e a tecnologia (EWAL, 2015).
O problema desta pesquisa é: quais são as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade nas universidades ao redor do mundo? O objetivo deste artigo é analisar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade nas universidades em um contexto internacional, mensurando e verificando suas correlações e apresentando mecanismos para as universidades superarem estes desafios.
As universidades precisam de inovação no campo do desenvolvimento sustentável, a fim de: i) serem capaz de competir com outras universidades para obter vantagem competitiva; ii) gerar conhecimento/ou ter foco em ações de pesquisas; iii) gerar projetos de pesquisa para estudantes, bolsas; iv) reagir rapidamente sobre as mudanças de demanda do mercado; v) exigir entrega de produtos e serviços no campo do desenvolvimento sustentável; vi) criar novos mercados (oportunizar ao mercado) a fim de construir uma demanda para seus conhecimentos (HANSEN; GROBE-DUNKER, 2013).
O estudo contemplou: fases qualitativa (questionamentos em formulário eletrônico com a participação de especialistas sobre o tema, para identificar as barreiras da inovação e sustentabilidade em sua universidade) e quantitativa (instrumento eletrônico com a participação de representantes de universidades, para mensurar o grau de importância das barreiras no processo de desenvolvimento e implementação da inovação e sustentabilidade). A análise dos dados contempla técnicas de análise de conteúdo com apoio do software Nvivo e teste de análise fatorial confirmatória e análise de correlação.
Verificou-se que, embora tenha havido evolução no campo da inovação e da sustentabilidade em universidades do mundo todo, há ainda desafios a serem superados. Entre estes desafios está a necessidade de as universidades melhorarem a integração da inovação e sustentabilidade no currículo e na pesquisa e buscar a integração de forma holística em seus sistemas.
Recomenda-se para universidades, um conjunto de mecanismos para as áreas de suporte institucional; consciência, conhecimento e cultura; e mecanismos de infraestrutura, tecnologias e campus.
EWALT, D. The World's Most Innovative Universities. 2015. Disponível em:Acesso em: 27 set. 2016. HANSEN, E. G.; GROBE-DUNKER, F. Sustainability-Oriented Innovation. Encyclopedia of Corporate Social Responsability, Heidelberg, v. 1, p. 2407-2417, 2013. . Acesso em: 20 jun. 2016.