Resumo

Título do Artigo

Reflexões sobre a produção científica de valor social no campo da área de gestão e negócios
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - Indira Gandhi Bezerra de Sousa
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Andréa Paula Segatto
Universidade Federal do Paraná - Universidade Federal do Paraná
3 - Gelciomar Simão Justen
Universidade Federal do Paraná -
4 - Rodrigo Luiz Morais da Silva
-

Reumo

No atual contexto global, diante das crises e outras mazelas que afetam a sociedade como um todo, o papel das organizações em gerar e distribuir valor social tem sido preponderante, principalmente quando se atrela a atuação da organização às dificuldades sociais, como saúde, educação, moradia, geração de trabalho e renda e outras demandas que requerem inovações – disruptivas e sociais. Logo, justifica-se que a busca pelo valor social é algo latente, capaz de atender necessidades ainda não supridas.
Mesmo sem uma definição comum, o tema de valor social tem crescido nas pesquisas científicas, fato percebido pelo aumento significativo nos números de artigos publicados nos últimos anos. Diante disso, observa-se que a produção crescente, mesmo sob diferentes abordagens, pode estar caminhando para a evolução do campo que envolve o valor social, permitindo novas visões e interpretações do tema, bem como sua operacionalização. Assim, elabora-se a seguinte pergunta norteadora: Como a produção acadêmica está definindo, caracterizando e mensurando o valor social na área de gestão e negócios?
Valor social é um termo antigo que inspirou por muito tempo políticos, por trazer a ideia de melhoria e satisfação do bem-comum. Também passou por muitos anos associado somente à responsabilidade social corporativa (KURATKO et al., 2017), em que empresas tradicionais criavam ações em prol da caridade, mas atualmente, é mais predominantemente estudado na área da sociologia e a nível individual (CARTIGNY; LORD, 2019).
A seleção dos artigos para a revisão integrativa foi realizada na base de dados Thomson Reuters (ISI) Web of Science, que a partir da utilização de filtros e critérios de exclusão permitiu uma amostra de 115 documentos. Esses 115 estudos foram lidos na íntegra no intento de mapear as características dos estudos e seus principais insights. Após a síntese realizada individualmente de cada artigo, buscou-se identificar os conceitos utilizados, as principais caracterizações e informações relevantes que pudessem agregar teoricamente para a área de valor social sob a ótica de gestão e negócios.
Ao analisar as publicações que envolvem o termo valor social na literatura do campo de gestão, este estudo identificou dois entendimentos principais: o valor social enquanto um elemento individual e o valor social coletivo. Mesmo que uma parte significativa dos estudos delimite o conceito de valor social utilizado, ainda possuem aqueles que não definem. No entanto, essa ausência de definição é mais frequente na perspectiva de valor social coletivo, principalmente por ser mais recente, subjetivo e por dispor com mais tenacidade de estudos de abordagem qualitativa.
Principais contribuições do estudo: i) ao desvelar as duas perspectivas sobre valor social na área de gestão e negócios, outros estudos podem ter maior facilidade em se situar nessa área; ii) ao investigar uma temática pouco explorada, o presente estudo pode chamar atenção de outros pesquisadores da área para esse tópico relevante; e iii) ao apresentar o valor social em uma área específica, de gestão e negócios, que é negligenciada, pode esclarecer pontos que antes eram obscuros.
BEER, Haley Allison; MICHELI, Pietro. Advancing performance measurement theory by focusing on subjects: Lessons from the measurement of social value. International Journal of Management Reviews, v. 20, n. 3, p. 755-771, 2018. CALDWELL, Nigel D.; ROEHRICH, Jens K.; GEORGE, Gerard. Social value creation and relational coordination in public?private collaborations. Journal of Management Studies, v. 54, n. 6, p. 906-928, 2017. CARTIGNY, Tom; LORD, Wayne E. Defining social value in the UK construction industry. 2017