Resumo

Título do Artigo

Desafios à Implementação de Práticas Sustentáveis nas Indústrias Químicas Brasileiras
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vitor Maciel de Sousa Rodrigues
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Rio de Janeiro Responsável pela submissão
2 - Lilian Bechara Elabras Veiga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - Coordenação de Gestão Ambiental

Reumo

As indústrias químicas possuem uma importância estratégica no desenvolvimento econômico e técnico-científico das sociedades industrializadas. Entretanto, são igualmente caracterizadas pela magnitude e difusão de impactos ambientais decorrentes de suas atividades e produtos. Isto posto, inúmeros instrumentos e práticas sustentáveis têm sido desenvolvidos ao longo das décadas, de modo a viabilizar a redução de impactos negativos do setor, viabilizando o desenvolvimento sustentável do mesmo (BORELLI, 2014).
No Brasil, a implementação de práticas sustentáveis pela indústria química ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento (GARCIA; NETTO; MIRAGLIA, 2016). Torna-se necessário, portanto, compreender o cenário institucional brasileiro que condiciona a implementação e o desenvolvimento dessas práticas.
A Química Verde e outras inovações a ela relacionadas se desenvolvem como soluções emergentes para a redução de impactos ao longo de toda a cadeia de produção da indústria química. Entretanto o Brasil, apesar dos avanços registrados no desempenho ambiental das indústrias químicas brasileiras, ainda apresenta obstáculos ao desenvolvimento de inovações disruptivas e estratégias aprofundadas de sustentabilidade para o setor (CGEE, 2010).
Foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido de uma análise categorial organizada pelo software Planilhas Google, permitindo a identificação dos principais temas e subtemas relacionados aos desafios mencionados direta ou indiretamente pela literatura consultada.
A partir do levantamento bibliográfico da literatura referente ao tema e da análise categorial realizada, o presente estudo identificou as principais áreas de desafios para a implementação de práticas sustentáveis pela indústria química brasileira: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); Viabilidade Econômica; Conscientização; Logística; Atuação do Poder Público. Apesar de possuírem obstáculos específicos, as áreas delimitadas apresentam uma complementaridade que permite a compreensão integrada do cenário institucional brasileiro para a promoção da sustentabilidade na indústria química.
A partir do exposto pode-se compreender as responsabilidades que cada agente deve assumir, na política, no mercado ou no campo da ciência e educação, para a superação dos desafios identificados, ressaltando-se a necessidade de integração entre esses mesmos agentes.
BORELLI, E. Sustentabilidade e riscos ambientais na indústria química. In: CICLO DE DEBATES EM ECONOMIA INDUSTRIAL, TRABALHO E TECNOLOGIA, 9., 2011, São Paulo. Anais do IX Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia. São Paulo: PUC, 2011. CGEE. Química verde no Brasil: 2010-2030 - Ed. rev. e atual. - Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010, 438 p. GARCIA, L.G.A; NETTO, C.C.; MIRAGLIA, S.G.E.K. Sustainability in the Chemical Industry in Brazil. Sustainable Business International Journal, v. 1, n. 62, p. 1 - 31, 2016.