Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA SUSTENTÁVEL SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DE EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lucas de Oliveira Maia
-
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Responsável pela submissão
3 - Karoline Konrath
-

Reumo

O profissional de Recursos Humanos exerce um papel importante na disseminação da cultura da sustentabilidade e no desenvolvimento de líderes sustentáveis. Sendo assim, torna-se relevante conhecer a percepção dos profissionais de recursos humanos sobre o tema em estudo. Vale ressaltar que a temática ainda é emergente no meio empresarial e acadêmico, podendo assim, ser estudada e compreendida, o que justifica o motivo da pesquisa que visa ampliar as reflexões sobre o tema.
Percebendo-se que a liderança sustentável é um tipo de liderança recente, o objetivo desse artigo é verificar a perspectiva dos profissionais da área de recursos humanos de empresas dos Vales do Sinos e Paranhana (RS) sobre o tema liderança sustentável. Os objetivos específicos que norteiam esse estudo são: compreender as responsabilidades da liderança sustentável; identificar as características desse tipo de liderança; e levantar as inquietações e dúvidas dos respondentes sobre o tema liderança sustentável.
A liderança sustentável pode ser entendida como uma perspectiva gerencial com o objetivo de gerar resultados sustentáveis. Ela é fundamentada em medidas que visam estabelecer o uso dos recursos ambientais para saciar as necessidades da geração atual sem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações (ARMANI; PETRINI; SANTOS, 2017). O líder sustentável deve fazer com que todos atuem na organização de forma consciente e responsável, sem comprometer o meio ambiente (ALCOFORADO, 2008; KALKAVAN, 2015).
A pesquisa classifica-se em descritiva, levantamento com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado a partir do referencial teórico. A amostra caracteriza-se como não-probabilística e contemplou profissionais de Recursos Humanos que atuam em empresas situadas nas regiões dos Vales do Sinos e Paranha do Estado do Rio Grande do Sul. Obteve-se 65 questionários válidos que foram analisados por meio de tabulação em tabelas e análise de conteúdo qualitativa.
A partir dos dados verificou-se que apenas 28% dos profissionais da área de recursos humanos conheciam o conceito de liderança sustentável. No que diz respeito às responsabilidades do líder sustentável, verificou-se que a mais pontuada pelos respondentes, refere-se à responsabilidade do líder em criar ações sustentáveis, preocupando-se com o meio em que está inserido. Com relação às características do líder sustentável, foram apontadas que o líder deve ser estratégico, introduzir a sustentabilidade na estratégia e na cultura da organização.
A partir dessa pesquisa alguns questionamentos emergem em relação essa temática, tais como: Quais os motivos das empresas não desenvolverem a liderança sustentável sendo que a maioria delas atua com princípios da sustentabilidade (94%) segundo os respondentes? Quais são os custos associados com esse tipo de desenvolvimento e quais são os resultados que poderão ser obtidos? Como a atuação do líder sustentável influência nas mudanças de comportamentos da equipe para com os princípios da sustentabilidade? Será que a liderança sustentável trata-se de um modismo emergente?
ARMANI, A. B. Liderança Sustentável: uma análise dos atributos que a caracterizam no contexto organizacional. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós Graduação em Administração) PUC, Porto Alegre, RS, 2017. ESTIVALETE, V. de F. B.; ANDRADE, T.; COSTA, V. F.; FALLER, L. P. Preocupações com a Sustentabilidade Imbricadas na Missão Social das Organizações: A percepção de empreendedores sociais do Brasil e de Portugal. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 8-24, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2734/273446628002.pdf. Acesso em: