Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: um estudo em uma empresa produtora de embalagens plásticas na Paraíba
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Rodrigo Henrique Guedes Lima
-
2 - Amanda Anselmo de Medeiros
-
3 - Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos
Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade Responsável pela submissão

Reumo

A busca por alternativas que proporcionam a melhor utilização de recursos naturais, que visam o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza, tem sido alvo de empresas que atuam no seguimento de material plástico. As indústrias nesse setor, possuem expressão sob o mercado brasileiro e mundial, pelo fato de gerar renda, empregos e muitos outros benefícios destacados no estudo. Entretanto, é preciso que as organizações que fabricam esse material, estejam atentas aos impactos que podem ser causados ao meio ambiente, podendo gerar inúmeros prejuízos para as atuais e futuras gerações.
O presente estudo teve por objetivo analisar as dimensões ambiental, social e econômica da empresa BETA, a partir do modelo de mensuração de sustentabilidade proposto por Callado (2010). Além, das possíveis consequências originadas por esse produto no meio ambiente e os possíveis benefícios caso seu uso seja bem planejado. Portanto, as dimensões são essenciais para que uma organização possa se desenvolver em todas as vertentes aliadas a questão sustentável.
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), a abordagem referente ao desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e fortalecem a atual e futura capacidade de satisfazer as aspirações e necessidades humanas. Portanto, destaca-se três elementos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável: proteção ambiental, crescimento econômico e equidade social.
O presente trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. A pesquisa foi realizada com o gestor da empresa, através da aplicação presencial de um questionário semiestruturado com 43 variáveis, subdividida nas três dimensões baseadas no modelo proposto por Callado (2010), além da abertura para questionamentos referentes as dimensões.
A partir dos resultados obtidos com a análise das 35 variáveis, constatou-se que 10 foram classificadas como positivas e 25 como negativas, de acordo com o total das três dimensões; a ambiental, econômica e social. Logo, diante da integração das respectivas dimensões, o comportamento da empresa BETA apresenta-se de maneira insatisfatória, pelo fato da organização, mesmo realizando algumas ações que beneficia as três dimensões, não consegue harmonizar e proporcionar um verdadeiro desenvolvimento mútuo, capaz de apresentar ações mais concretas pertinentes para um olhar mais sustentável.
Em termos gerais os objetivos foram cumpridos, as análises alcançadas servem para evidenciar a relevância dessa temática no mundo corporativo. Com base nas evidências demonstradas, identificou-se um comportamento insatisfatório da empresa BETA, quanto à sustentabilidade apresentada, pela ausência de integração entre as dimensões ambiental, social e econômica. Logo, conclui-se a falta de um planejamento estruturado pautado em aspectos associados às dimensões, a fim de que seja desenvolvido um plano de ação capaz de corrigir falhas e desenvolver a empresa.
ALMEIDA, Alessandra Bagno F. R. de; ARAÚJO, Marinella Machado. O direito ao desenvolvimento sustentável e a dimensão simbólica de sua aplicação. In: REZENDE, Élcio Nacur; CARVALHO, Valdênia Geralda de (Orgs.). Direito ambiental e desenvolvimento sustentável: edição comemorativa dos dez anos da Escola Superior Dom Helder Câmara. Belo Horizonte: Escola Superior Dom Helder Câmara ESDHC, 2013.