Resumo

Título do Artigo

O consumo consciente e os desafios do consumidor de baixa renda na Grande Porto Alegre
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fernando Schwartzhaupt Noroefé
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Viamão - Campus Viamão Responsável pela submissão
2 - Luiza Venzke Bortoli Foschiera
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Reumo

O consumidor tem se preocupado, cada vez mais, com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Bacha, Strehlau e Schaun (2011) analisaram as atitudes dos consumidores de renda baixa em São Paulo em relação ao consumo consciente. Relacionando os comportamentos de consumo com conceitos de marketing, pode-se então, criar um perfil que indique fatores que dificultam um consumo mais responsável, contribuindo para a criação de estratégias empresariais que colaborem com o consumo consciente.
Dentro desse contexto, como se comportam esses consumidores? Quais são as dificuldades enfrentadas por eles ao adotarem práticas conscientes? O presente estudo tem como objetivo identificar esses comportamentos e as dificuldades em adotá-los, porém analisando os consumidores de baixa renda, que formam cerca de 86% da população economicamente ativa da Grande Porto Alegre (IBGE, 2015).
O comportamento do consumidor, segundo Solomon (2016), é o conjunto de processos envolvidos na seleção, compra e uso de produtos, serviços, ideias e experiências que possam vir a satisfazer desejos e necessidades, e o consumidor se envolve com o processo levando em conta alguns fatores. Processo de decisão de compra, que segundo Kotler e Keller (2012), segue o modelo das cinco etapas do processo de compra. O consumo consciente, segundo o Instituto Akatu (2010), ocorre de fato quando são levados em consideração os impactos causados pelo consumo.
Primeiramente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com seis consumidores da região, no formato de entrevista em profundidade. Após isso, foi realizado um questionário como pré-teste com onze participantes para ajustar as questões e fornecer um desvio padrão que foi utilizado para determinar a amostra de pesquisa. A pesquisa quantitativa e descritiva foi realizada através de um questionário disponibilizado na internet. Os participantes foram 361 consumidores de baixa renda da Grande Porto Alegre.
O presente estudo contribui para fomentar o debate sobre o tema do consumo consciente, conforme necessidade de trabalhos acadêmicos sugerida por Bacha, Strehlau e Schaun (2011) que relacionem o tema ao público de baixa renda e também de estudos de marketing que avaliem o comportamento de consumo desse segmento de consumidores segundo Rocha e Silva (2012). Os resultados também contribuem para elucidar algumas características e opiniões do consumidor de baixa renda na Grande Porto Alegre.
De forma geral, os resultados indicam que o consumidor de baixa renda possui intenção e interesse em consumir de forma consciente, através de comportamentos de economia, planejamento e descarte correto. No entanto, o preço ainda é uma barreira para esse consumidor, que consome produtos sustentáveis com pouca frequência. A dificuldade em encontrar esses produtos também foi relevante, além de alguns enfrentarem falta de estrutura nos bairros para o descarte correto.
BACHA, M., STREHLAU, V., SCHAUN, A.. Consumidor Consciente da Renda Baixa: Uma Proposta de Segmentação. Revista Brasileira de Marketing, 2012. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Tabela 4.6 - 2015. AKATU - Sumário de Conclusões da Pesquisa 2010. KOTLER, P.; KELLER, L.. Administração de Marketing. 14.ed. São Paulo: Pearson, 2012. ROCHA, A. da.; SILVA, J. F. da. Inclusão Social e Marketing na Base da Pirâmide: uma Agenda de Pesquisa. RAE - eletrônica, v. 7, n. 2, julho-dezembro, 2008. SOLOMON, M. R. – O Comportamento do Consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2016.