Resumo

Título do Artigo

Remanufatura Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos e a Economia Circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - José Luiz Romero de Brito
Universidade Nove de Julho Uninove - Mestrado
2 - MAURO SILVA RUIZ
-
3 - Cláudia Terezinha Kniess
Universidade Nove de Julho Uninove -
4 - Mario Roberto dos Santos
Universidade Nove de Julho - Responsável pela submissão

Reumo

Questões como reciclagem e desenvolvimento sustentável estão crescendo em importância. O contínuo aumento na geração de resíduos sólidos numa sociedade com consumo acentuado, além de promover consideráveis adversidades ao meio ambiente, impacta negativamente a qualidade de vida da população. A tendência de esgotamento de as matérias-primas e práticas ineficientes de gestão de resíduos, são alguns dos fatores que estão obrigando as empresas a enfrentar esses desafios e repensar o seu modelo de negócio, saindo do processo linear tradicional e adotar os princípios da economia circular.
Entre os bens normalmente descartados após o uso, estão os equipamentos eletroeletrônicos (EEE) e seus resíduos (REEE), e a sua recuperação vem despertando o interesse da sociedade. Entre os processos está a logística reversa que enseja o fluxo reverso de REEEs e de EEEs em fim de vida útil com possibilidade de reuso pós-remanufatura na cadeia de suprimentos ou pelos consumidores finais. Dentro deste contexto, o estudo, analisou a cadeia de remanufatura reversa dos equipamentos e seus resíduos no âmbito da cadeia de produtos da Recicladora Urbana e a sua interação com a economia circular.
A potencial recuperação de recursos materiais valiosos e as práticas comerciais sustentáveis, nos últimos vinte anos, revelou que o conceito de logística reversa tem sido aceito e praticado em indústrias de manufatura. É reconhecida como parte importante da economia circular, proporcionando a reavaliação dos REEEs, inserindo-os novamente no processo de produção. Esse processo incorpora o manejo e o gerenciamento de EEE, produtos, componentes e materiais a serem recuperados e que poderão posteriormente, serem disponibilizados por intermédio de revenda, remanufatura, reciclagem ou reutilização.
A pesquisa é de natureza exploratória com abordagem qualitativa e fundamentada no método de estudo de caso. A amostra para a realização de entrevistas foi composta por representantes das cinco organizações avaliadas. As entrevistas tiveram duração média de uma hora e, com exceção da realizada na SMA de Jacareí, foram gravadas e transcritas posteriormente para facilitar a análise. Os nomes de todos os entrevistados foram mantidos no anonimato. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se à triangulação das informações com as informações dos levantamentos bibliográficos e documentais.
Os principais fornecedores de equipamentos usados e REEEs são bancos, indústrias, escolas, clínicas médicas e usuários domésticos. Após remanufatura os EEEs são destinados às ONGs, hospitais, call centers e outras organizações. Dentre as empresas que recebem partes, peças e componentes dos REEEs, destacam-se a Sinctronics, a Flextronics, a Gerdau, a Arcelor Mital e a GM&CLog. A RU tem produtos Remakker, como notebooks e desktops recondicionados que são reinseridos no mercado com garantias similares às de produtos novos. Características essas, de acordo com a visão de economia circular.
Empresas recicladoras de plásticos, alumínio, aço e cabos recebem partes e peças dos REEEs. Esse fato corrobora com as afirmações: a importância da reutilização e remanufatura foi demonstrada pela sua inclusão no conceito de economia circular e a economia circular é vista como uma política de minimização dos encargos para o meio ambiente e de estímulo da economia. Como matérias-primas são cruciais para o crescimento industrial e a competitividade, no cenário de metais críticos, a economia circular é vital para tecnologias sustentáveis de processamento, reutilização, reciclagem e recuperação.
Ardente, F., Peiró, L.T., Mathieux, F., Polverini, D. (2018). Accounting for the environmental benefits of remanufactured products method and application. J.Cleaner Production, 198, 1545-1558. Atlason, R. S., Giacalone, D., & Parajuly, K. (2017). Product design in the circular economy: Users' perception of end-of-life scenarios for electrical and electronic appliances. J.Cleaner Production, 168, 1059-1069. Saavedra, Y.M.B., Barquet, A.P.B., Rozenfeld, H., Forcellini, F.A., Ometto, A.R. (2013). Remanufacturing in Brazil case studies on the automotive sector. J.Cleaner Production, 53, 267-276.