Resumo

Título do Artigo

RELATE OU EXPLIQUE PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: COMPORTAMENTO E MOTIVOS APRESENTADOS PELAS EMPRESAS NOS ANOS DE 2017 E 2018
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade na economia e na contabilidade

Autores

Nome
1 - SILVIA CRISTINA CAMPOS SATO
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - CSE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS Responsável pela submissão
2 - Denize Demarche Minatti Ferreira
-

Reumo

Em 2015, 193 Países adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O documento define os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e traça um plano para a comunidade internacional nos próximos 15 anos. A atuação das empresas é vital para a Agenda 2030, seja avaliando o impacto de sua atuação, estabelecendo metas ou comunicando seus resultados com transparência. Para o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil e promoção de práticas de evidenciação socioambiental, a [B]³ promove a iniciativa “Relate ou Explique para os ODS”.
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer o comportamento das empresas em relação a iniciativa “Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, bem como os motivos apresentados por aquelas que não publicaram Relatório de Sustentabilidade ou Integrado levando em conta os ODS, mas participaram da iniciativa nos anos de 2017 e 2018. Dessa forma, levanta-se a pergunta de pesquisa: “Quais os principais motivos que levam as companhias a não publicarem seus Relatórios de Sustentabilidade ou Integrados, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?”
De acordo com Morais et al. (2017), os estudos acerca da Evidenciação Socioambiental focam-se majoritariamente na relação entre indicadores de desempenho e divulgação voluntária. Dessa forma, observa-se que poucos estudos abordam a identificação e análise das barreiras à evidenciação socioambiental por parte das empresas (ROVER et al., 2012). Explorando esta lacuna de pesquisa, Vasconcelos et al. (2016) analisaram as justificativas apresentadas pelas empresas que não publicaram Relatórios de Sustentabilidade ou Integrado, porém participaram da iniciativa “Relate ou Explique” entre 2012 e 2015.
O presente trabalho se sustenta na pesquisa de Vasconcelos, Manzi e Pimentel (2016) e caracteriza-se em relação aos objetivos como uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando a análise documental e de conteúdo das bases de dados e press releases da iniciativa “Relate ou Explique”, disponibilizados no website da organizadora. Para conhecer o comportamento das empresas, realizou-se a busca ativa dos Relatórios de Sustentabilidade ou Integrados nos websites de Relação com Investidores de todas as 448 e 437 empresas listadas nos anos de 2017 e 2018, respectivamente, em julho de 2019.
Através da busca ativa, localizaram-se os Relatórios de Sustentabilidade ou Integrados de 138 empresas em 2016 pela [B]³, e 149 empresas em 2017 e de 155 empresas em 2018 pelas autoras. A partir da análise documental e de conteúdo das bases de dados e press releases divulgados pela [B]³ no website da iniciativa “Relate ou Explique para os ODS” as respostas foram agrupadas em 16 tipos. Em 2017 e 2018, os motivos mais recorrentes foram a intenção ou avaliação da possibilidade de relatar no futuro, a não priorização de relato por parte da companhia e os custos para relatar.
Os motivos apresentados demonstram a necessidade de maior conscientização em relação à sustentabilidade, muitas empresas parecem não compreender o conceito de desenvolvimento sustentável para além da dimensão ambiental. Iniciativas como a “Relate ou Explique para os ODS” e o “Guia para os ODS nas empresas” que visam a implementação dessa agenda nas estratégias empresariais são necessárias. Para o cumprimento da Agenda 2030, é importante que governo e empresas tenham pleno conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do seu papel como atores no cenário da sustentabilidade.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Nações Unidas no Brasil. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2019. VASCONCELOS, M. L. D.; MANZI, S. M. S.; PIMENTEL, M. S. Uma Análise das Explicações Apresentadas pelas Empresas Listadas na BM&FBovespa por não Divulgarem o Relatório de Sustentabilidade ou Similar. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 6, n. 3, p. 104-122, 2016.