Resumo

Título do Artigo

A relação entre Economia Circular e Ecoinovação nas publicações de 2009 a 2018
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Franciany Cristiny Venâncio Dugonski
Universidade Positivo - PMDA - Ecoville Responsável pela submissão
2 - Fabiane Maria Picheth
Universidade Positivo - PMDA - Universidade Positivo
3 - Angélica Paixão
Universidade Positivo - PMDA - Universidade Federal do Paraná
4 - Tércio Rodrigues Annunciado
Universidade Positivo - PMDA - Curitiba/PR
5 - Maria Fernanda Dias de Castro Suss
Universidade Positivo - PMDA - Campus Ecovile

Reumo

A atual situação do Planeta Terra sugere maior atenção para o meio ambiente. Tendo em vista isso, muito se tem falado sobre sustentabilidade e uma melhor forma de utilizar os recursos naturais, nesse contexto dois termos merecem atenção, são eles: Economia Circular e Ecoinovação.
O presente estudo visa contribuir para o entendimento dos conceitos de Economia Cirular e Ecoinovação, levando em consideração que ambos são conceitos novos. Procurando através da análise artigos científicos identificar a relação entre os temas, em uma perspectiva reflexiva para estudos futuros. Levando-nos à seguinte pergunta de pesquisa: Qual é relação entre os temas Economia Circular e Ecoinovação nas publicações científicas de 2009 a 2018?
Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados como base os artigos encontrados na base da Web of Science, mais especificamente os publicados na última década. Após uma prévia análise foram mantidos como foco 17 artigos, em decorrência do fato de trabalharem os dois termos em paralelo.
A pesquisa foi estruturada numa revisão sistemática de literatura, por meio da delimitação temporal de mineração de artigos científicos publicados na base Web of Science, de 2009 a 2018. Os eixos optados envolvem a Economia Circular e a Ecoinovação, mas como objetivo central a relação apresentada entre eles. A organização do percurso de pesquisa inicial, foi concebida a partir de critérios temporais, escolha da base científica e análises descritivas, permitindo assim a delimitação de etapas que fomentaram o processo de mineração inicial dos artigos analisados.
Os estudos que apresentaram relação entre os termos apontam a Ecoinovação como meio para implementar a Economia Circular. A preocupação constante na viabilização de políticas públicas que criem um ambiente propício ao desenvolvimento de economias circulares e uma relação simbiótica entre as empresas. Assim, tornando-as cada vez mais integradas, operando de forma colaborativa e estabelecendo uma relação ganha-ganha não só economicamente para essas empresas, mas também para a sociedade, que se beneficia com a redução drástica de agentes poluidores.
Por fim, se entende que através da Economia Circular, o desenvolvimento sustentável se torna uma fonte capaz de gerar Ecoinovação e modelos produtivos baseados em uma nova economia, denominada de "verde". Além disso, uma Economia Circular eficiente em termos de recursos requer uma mudança sistemática nos padrões de produção e consumo. Contudo, a adoção dessas estratégias exigirá a prioridade de desenvolvimento de competências e outras medidas para apoiar a geração de emprego na economia verde.
Carrilho-Hermosilla, J., Del Rio, P., & Konnola, T. (2010). Engelag, E., Borget, A., & Souza, M. (2016). França, C. L., Broman, G, Robert, K., Basile, G., & Trygg, L. (2017). George, D.A.R., Lin, B.C., & Chen, Y. (2015). Jaca, C., Prieto-Sandovall, V., Psomas, E. L.; & Ormazabal, M. (2018). Jesus, Ana de, & Mendonça, Sandro. (2018). Liu, Jia-lin. (2012). Murray, A., Skene, K., & Haynes, K. (2015). Prieto-Sandoval, V., & Ormazabal, C. J. M. (2018). Saidani, M, Yannou, B, Leroy, Y, Cluzel, F., & Kendall, A. (2018). Smool, M., Kulczycka, J., & Avdiushchenko, A. (2017).