Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO SUSTENTÁVEL NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO MULTICASOS EM EMPREENDIMENTOS QUE APLICAM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM SEU MODELO DE GESTÃO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - DAIANE LENARTE
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - CAMPUS PRUDENTÓPOLIS
2 - ROBERSON MARCELO DOS SANTOS
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Campus Avançado de Prudentópolis
3 - Aldo Siatkowski
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Responsável pela submissão
4 - MAURICIO JOÃO ATAMANCZUK
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Campus de Irati

Reumo

Como descreve Dias (2011), entende-se que, para ocorrer o desenvolvimento de fato, é primordial a gestão baseada em práticas sustentáveis, administrando os recursos, aliado a melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvendo novas maneiras de processo de produção. Práticas decorrentes do agronegócio, apontam uma necessidade de adequação das estratégias às questões de sustentabilidade, uma vez que a competitividade passa a ser considerada segundo Aligleri, Aligleri e Kruglianskas (2009), como uma perspectiva de estratégias de gestão com postura social, ambiental e econômica viável.
O estudo apresentou como objetivos: identificar fatores que influenciam as práticas sustentáveis na gestão rural, compreender como práticas de gestão e processos inovadores auxiliam no modelo de gestão sustentável e discutir benefícios percebidos por meio da visão de empreendedores rurais que utilizam modelo de gestão sustentável, alinhando o contexto apresentado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e teve como problema de pesquisa buscar compreender o que empreendimentos do agronegócio que utilizam gestão sustentável apresentam como principais características.
O agronegócio sustentável compreende principalmente sistemas integrados de práticas utilizadas na produção do setor agropecuário, aplicáveis a determinados ambientes produtivos que ao longo do tempo, atenderão as necessidades humanas, melhorando a qualidade ambiental e a base de recursos naturais da qual a economia agrícola depende, farão o uso mais eficiente dos recursos não renováveis nas propriedades, sustentando a viabilidade econômica dos processos agrícolas e aprimorando a qualidade de vida dos produtores e da sociedade como um todo (Cornell Law School, 2017).
Foram pesquisados três empreendimentos do agronegócio, tendo como características similares o reconhecimento de práticas sustentáveis em suas atividades. Os empreendimentos rurais foram abordados de forma intencional, e estão localizados no Paraná, estado que representa 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio do país (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada [CEPEA], (2017), e foram escolhidos devido a cultura da região voltada ao agronegócio, foco de atuação, modelo de gestão e suas particularidades. Quanto ao seu objetivo classificou-se como exploratória e descritiva.
Como características dos indivíduos foi possível observar que são características comuns a formação técnica e a experiência na área agropecuária dos entrevistados, além da consciência ambiental para preservação das áreas florestais em consonância com a legislação. Ainda como características dos indivíduos foram observados os perfis empreendedores e a adesão ao cooperativismo. A certificação ambiental proporciona soluções técnicas e padronização dos processos. A comparação com as soluções técnicas internacionais aparece como possibilidade de Benchmarking.
Conclui-se que modelos de gestão em empreendimentos rurais, podem contribuir para a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico sustentável, de forma socialmente justa e ética, afetando o menos possível o meio ambiente para as próximas gerações, todavia é necessário o desenvolvimento, a permeação e conscientização dos produtores rurais em relação aos benefícios da busca das formas de gestão e produção sustentável.
Aligleri, L., L. A. Aligleri & Kruglianskas, I. (2009). Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas. Cornell Law Scholl (2017). 7 U.S. Code § 3103 - definitions. Recuperado em 21 outubro, 2018, de https://www.law.cornell.edu/uscode/text/7/3103. Elkington, J. (2011). Canibais de garfo e faca. São Paulo: Makron Books. Savitz, A. W. & Weber, W. K. (2007). A Empresa Sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier.