Resumo

Título do Artigo

Percepção de alunos no ensino superior sobre o uso de tecnologias em sala de aula como estratégia de ensino.
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Celina Maria de Souza Olivindo
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI Responsável pela submissão
2 - Cellyneude de Souza Fernandes
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral
3 - AURISTELA DO NASCIMENTO MELO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
4 - ELIZABETH ALENCAR DE MOURA
-
5 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - PPGA

Reumo

A educação é um processo social e geralmente acontece em grupos e em ambientes educacionais e familiar. O Ensino envolve práticas pedagógicas formais e/ou informais trazendo consigo mudanças emergentes oriundas do contexto social, político e cultural. A educação superior brasileira passa por uma série de transformações que (re)orientam seu posicionamento constantemente, sobretudo devido a momentos de instabilidades no contexto político, econômico e social, afetando as estruturas das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil (FRANSCISCO, 2017). A questão é investir nas relações.
Como diz Zabala (2004) a qualidade da docência deve ser predominante. Então para definir essa qualidade deve-se ouvir o maior interessado: o aluno. Por isso a questão chave desta pesquisa é entender qual a percepção dos discentes de Administração em relação ao uso das tecnologias na sala de aula? E mais, considerando o problema de pesquisa apontado, este estudo tem por objetivo de conhecer a percepção dos discentes de administração sobre as estratégias de ensino-aprendizagem com viés tecnológico utilizado pelos professores. Entender como cada um aprende pode garantir um melhor aprendizado.
As estratégias de ensino-aprendizagem no processo educacional como atividade docente é caracterizada pelo desafio permanente dos profissionais da educação em estabelecer relações interpessoais com os educandos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja articulado e que os métodos utilizados cumpram os objetivos a que se propõem (MAZZIONI, 2013). Utilizar tecnologias como estratégia pedagógica no ensino superior é um caminho sem volta. Segundo Ramos (2012) a palavra tecnologia é de origem grega: tekne e significa “arte, técnica ou ofício”. Na educação o uso de tecnologias já é real.
A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de ensino superior sendo uma pública e a outra privada com discentes do curso de administração na cidade de Parnaíba-PI, no período de maio a junho de 2018. Foram aplicados 100 questionários com perguntas fechadas aos estudantes universitários de administração. Na ocasião 70 questionários foram direcionados a estudantes do curso de administração da IES pública matriculados entre o primeiro e quarto semestre do curso. Foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 22.0
Considerando a análise das correlações entre as variáveis por meio de Pearson, que varia entre -1 a +1, e considerando a variável IES como dependente, a priori, observou-se que o tipo de IES não mantém nenhuma relação significativa forte, ou mesmo mediana com as variáveis estudadas, seja positiva ou negativa. Os resultados encontrados evidenciam a importância de investimentos em tecnologias, mas sobretudo em pessoas. Que permitiu a interpretação, análise e avaliação crítica das informações pesquisadas, a fim de esclarecer os questionamentos propostos.
A contribuição mais importante ao nosso entender com este estudo é demonstrar a importância que os alunos dão as relações interpessoais Logo entender e conhecer a percepção dos alunos do ensino superior do curso de administração em relação ao uso das tecnologias na sala de aula, assim como as estratégias de ensino-aprendizagem utilizada pelos professores, demostrou a importância que as pessoas ainda tem no contexto educacional assim como o caminho que devem ser trilhado pelos professores e alunos na construção de uma educação de qualidade, humana e tecnológica.
ABREU Contexto Atual do Ensino Médico: metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2009. BEHR, A.; SCHIAVI, G.; MOMO, F.; LORINI, M.; SOUZA, A. R. L de. Uso de Tecnologias Móveis na Caracterização da Sala de Aula No Ensino Superior 2019. BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. CORRAR, et. al. Análise Multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 2007 FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.).