Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS SETORES METALÚRGICO E DE MINERAÇÃO NO BRASIL
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Cândido Ferreira da Silva Filho
PUC Campinas - Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Rafael Mercadante Viotti
PUC Campinas - Campus 1
3 - Samuel Carvalho De Benedicto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
4 - Cibele Roberta Sugahara
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Reumo

A responsabilidade social é um dever da empresa que, por meio de suas ações demonstra que está disposta a contribuir para o desenvolvimento social e proteção do meio ambiente. Empresas dos setores metalúrgico e de mineração possuem externalidades negativas pronunciadas, e necessitam de um esforço excepcional para minimizar os impactos do sistema produtivo sobre a natureza e o meio ambiente, e criar uma imagem positiva. Por conseguinte, a responsabilidade social é parte da estratégia competitiva do setor estudado.
As perguntas para essa pesquisa são: como as empresas brasileiras dos setores metalúrgico e de mineração comunicam a sua responsabilidade social? Como se dá a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial? O objetivo geral é conhecer as ações de responsabilidade social das indústrias metalúrgica e de mineração no Brasil, e as contribuições para a proteção do meio ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, oferta de trabalho e renda dignos, e fortalecimento dos direitos humanos, como parte da estratégia competitiva.
A responsabilidade social tem papel importante dentro da estratégia competitiva nos negócios. Os estudos de Galbreath (2009) e McManus (2008) apontam que o alinhamento da responsabilidade social com a estratégia da empresa ocorre em todo o mundo. No que diz respeito ao setor de mineração, Hilson (2012) afirma que poucas atividades possuem um impacto ambiental tão grande, além de tamanha influência sobre a sociedade, quanto as indústrias de mineração, petróleo e gás. Porém, na maioria dos países em desenvolvimento, essas indústrias contribuíram pouco para o progresso da sociedade.
Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva. , bibliográfica e documental. Essa pesquisa também pode ser classificada como bibliográfica e documental, pois foi realizada a partir das informações públicas, veiculadas nos websites das empresas metalúrgicas e de mineração. Foram selecionadas aquelas empresas presentes na lista das 100 maiores empresas do Brasil, com base na receita líquida do setor, em 2017, como publicado no ranking Valor (2018).
As empresas estudadas procuraram mostrar, por meio do website, comprometimento com ações responsáveis. Contudo, na apresentação dos resultados das ações sociais existem oportunidades de melhorias. Os resultados indicam que as empresas estudadas parecem utilizar as ações sociais com o propósito de melhorar a reputação e fortalecer os laços com as partes interessadas. A responsabilidade social parece ser uma ferramenta importante para a construção da vantagem competitiva das empresas estudadas.
É possível afirmar que as empresas dos setores metalúrgico e de mineração entendem ser relevantes as ações de responsabilidade social, pois demonstraram interesse em realizar e comunicar as suas iniciativas nessa área. Efetivamente, utilizam o website corporativo para informar as suas ações sociais, disponibilizando desde o código de ética, até os relatórios de sustentabilidade. Aspecto crítico diz respeito à comunicação dos resultados das ações sociais, tanto no website corporativo, como por meio dos relatórios de sustentabilidade.
GALBREATH, J. Building corporate social responsibility into strategy. European Business Review, v. 21, n. 2, p.109-127, 2009. HILSON, G. Corporate Social Responsibility in the extractive industries: Experiences from developing countries. Resources Policy, v. 37, 131–137, 2012. McMANUS, T. The business strategy/corporate social responsibility “mash-up”. Journal of Management Development, v. 27, n. 10, p. 1066-1085, 2008. VALOR. Ranking Valor 1000. Nº 18, Ano 18, agosto 2018.