Resumo

Título do Artigo

POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CAMPINA GRANDE – PB NO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Raísa Taizier Matias de Sousa
-
2 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
Universidade Federal de Campina Grande - UACC Responsável pela submissão
3 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália. - Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália.

Reumo

As organizações de catadores de materiais recicláveis são atores importantes na gestão dos resíduos sólidos, sendo responsáveis pela coleta de grande parte do material reciclável que é enviado para as indústrias de reciclagem no ciclo de vida pós-consumo. Entretanto, esses profissionais estão na base da cadeia de reciclagem e são explorados pelos intermediários, porque possuem uma série de dificuldades para lidar diretamente com essas industrias, tais como: falta de estudo, de profissionalização, de estrutura para realizar as atividades exigidas no trabalho.
O problema de pesquisa seria: quais são as possibilidades para o fortalecimento das organizações de catadores de materiais recicláveis que atuam em Campina Grande – PB, de maneira a favorecer a sua inclusão efetiva na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município? Assim, o objetivo principal avaliar as possibilidades para o fortalecimento das organizações de catadores de materiais recicláveis que atuam em Campina Grande-PB de maneira a favorecer a sua inclusão na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município.
A revolução industrial e o crescimento econômico aliados à urbanização vem gerando impactos ambientais negativos na sociedade, que também são de ordem social, econômica e política. Dentre estes, está o acumulo de resíduos sólidos em locais inadequados. Abreu et al. (2008) e Oliveira (2011) afirmam que o desenvolvimento industrial e o consumismo exagerado têm sido as causas principais para a geração de grande quantidade de resíduos. Estes são misturados e lançados ao Meio Ambiente sem nenhuma preocupação.
A pesquisa exploratória foi realizada com atores sociais envolvidos na cadeia de reciclagem de Campina Grande-PB, tendo sido entrevistados catadores de materiais recicláveis que atuam em organizações situadas no município; representantes da secretaria municipal de Campina Grande-PB; duas ONG’s ligadas ao governo federal e estadual, que desenvolvem projetos financiados com essas organizações e, representante de uma empresa privada que comercializa os materiais recicláveis com essas organizações.
A organização dos catadores de materiais recicláveis em associações ou cooperativas propiciou melhorias nas condições de trabalho e vida desses profissionais, porém, apesar das melhorias, observa-se alguns problemas nessas organizações, tais como: a falta de estrutura operacional, o que não favorece melhores ganhos na comercialização dos materiais coletados e, problemas de ordem relacional e de gestão, que são impeditivos para a realização de parcerias com empresas privadas, visando o crescimento econômico desses empreendimentos.
Conclui-se que é preciso investir na estrutura, formação e preparo técnico administrativo das organizações de catadores de materiais recicláveis para que apresentem condições de estabelecerem essas e outras parcerias. Com a conquista da autonomia e do entendimento da responsabilidade profissional que possuem, esses empreendimentos podem crescer em busca de melhores ganhos e condições dignas de trabalho, obtendo o reconhecimento, devido uma inclusão efetiva na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos como preconiza a lei 12.305/2010.
ABREU, B.; NETO, S.; MORAIS, P.; ABREU, I.; MORAIS, J. Gestão de Resíduos Sólidos e suas contribuições no Processo de Preservação Ambiental e Inclusão Social. Revista Educação Agrícola Superior. Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior-ABEAS, v. 23, n. 1, p. 10-16, 2008. OLIVEIRA, D. A. M. Percepções de riscos ocupacionais em catadores de materiais recicláveis: estudo em uma cooperativa em Salvador-Bahia. 2011. 175 f. Dissertação (mestrado em saúde, ambiente e trabalho) – Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.