Resumo

Título do Artigo

PODE O TERCEIRO SETOR INOVAR? Uma análise pós-colonialista sobre a modelagem de negócios sob o paradigma da autogestão
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Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - MARIA DE NAZARE MORAES SOARES
Universidade Federal do Ceará - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Responsável pela submissão
2 - Cleane Ribeiro Mendes
-
3 - Lourdes Rafaella Santos Florêncio
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Educação

Reumo

O terceiro setor abrange empreendimentos de naturezas diversos, sejam associações, cooperativas, grupos informais, entre outros, contudo, tais empreendimentos mantêm um paradigma de gestão autogestionário, sob relações de trabalho diferenciadas do ponto de vista do controle, baseando-se em práticas de gestão solidárias e democráticas entre seus membros (Lechat, 2002). Tais negócios têm o objetivo de resolver problemas econômicos locais, muito em decorrência dos processos de desemprego, aumento da informalização e precarização das relações e condições de trabalho formal, e a necessidade (...)
Portanto, o objetivo desse estudo é identificar o modelo de negócio empregado no meio associativo e cooperativo, a partir da modelagem de negócio, verificando as adequações necessárias ao modelo, a partir do pressuposto de que o BMC pode ser uma importante ferramenta para pensar o negócio associativo e cooperativo, e como tal modelo pode ser moldado à realidade desses empreendimentos (...) O instrumento de coleta foi baseado em um roteiro de entrevista a partir de três questões principais: (i) o que é o negócio associativo/cooperativo; (ii) para quem é esse negócio (...)
A prática do associativismo/cooperativismo se baseiam em princípios que norteiam seu desenvolvimento dentre as quais se destacam: adesão voluntária, a distribuição de rendimentos, participação econômica dos membros, autonomia, educação para formação, organização diferenciada do processo de trabalho, autogestão ou gestão coletiva democrática, que se manifesta por meio da realização de assembleias gerais dos associados, instauração de comissões de trabalho e na eleição dos dirigentes escolhidos entre os associados (Costa, 2015; Dal Ri, 2012; Rosalem et al 2009; Varella e Platiau, 2003) (...)
A abordagem metodológica do problema de pesquisa, quanto à sua natureza é qualitativa, nas etapas de coleta e análise de dados, conforme proposto por Creswell (2007) e Ramos (1989). Quanto aos objetivos, o estudo pode ser caracterizado como exploratório e interpretativo, com a utilização de procedimentos qualitativos sob o enfoque da história oral temática (Meihy, 2002). A perspectiva adotada para as etapas de coleta e análise dos dados é a da história oral, especialmente sob o enfoque da nova história, através de entrevista e observação. Para Godoi, Bandeira de Mello e Silva (2006, p.182)
Um dos desafios do entendimento e da pesquisa sobre os modelos de negócios está no desenvolvimento da interação entre a abordagem teórica e a observação empírica (Teixeira & Lopes, 2006). Tomando como base os conceitos a respeito do modelo de negócios, procurou-se relacionar o negócio associativo da AAAC com os nove blocos da modelagem Canvas. Por meio de entrevista com os trabalhadores da AAAC, foi possível analisar o empreendimento associativo a partir da metodologia da modelagem de negócio Canvas, e sintetizar seus principais componentes. Em um primeiro momento foi abordado o que a (...)
Para além da modelagem, o empreendimento ambientado no terceiro setor apresenta capacidade de inovação relevante, especialmente em termos de processos de sustentabilidade na produção. Tal capacidade parte dos próprios processos de autogestão, dinâmicas organizativas horizontais, desburocratização das ações e aprendizagem coletiva. Kotler e Lee (2010) refletem que as iniciativas do terceiro setor podem fornecer alternativas para uma economia mais inclusiva, portanto, a pesquisa sobre o modelo de negócio destes empreendimentos nos fornece tendências que podem auxiliar no aprimoramento das (...)
Alberti, V. (2005). Manual de história oral. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, (a). v. 1. Bessant, J.; Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman. Carrasco, Luiz C. ; Silva, Rogério A.; Nunes, Mario A.S.; Cerqueira, Carlos E. M.; Rosas, Tânia M. C. (2014). Uma análise da aplicação do business model canvas - bmc a partir da visão de empreendedores que se encontram em diferentes fases do negócio - uma experiência da incubadora de empresas e projetos do inatel. In: XXIV Seminário nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (...)