Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO HOTEL PRAIANO (TAPES/RS)
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis

Autores

Nome
1 - David de Campos Abel
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - 22 Responsável pela submissão
2 - Teresinha Francisca Conter Tavares
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - 22
3 - Rafael Leite Araújo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - 22
4 - Carlos Alberto Frantz dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UNIDADE TAPES

Reumo

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (2018) a energia solar fotovoltaica é a mais recente das fontes renováveis a contribuir para o Desenvolvimento Sustentável da matriz elétrica brasileira. Com os altos custos energéticos, aliado a busca pela sustentabilidade das organizações, os gestores estão buscando novas formas de geração de energia. O custo da energia elétrica no Brasil aumentou 44% nos últimos anos. Além disso, os custos de implantação em energias renováveis caíram. Um dos segmentos que pode ser beneficiado com estas novas formas de energia é o ramo hoteleiro.
Existe viabilidade econômico-financeira no projeto de investimento em energia solar fotovoltaica do Hotel Praiano (Tapes – RS)? Para responder a esta questão, o objetivo geral proposto é analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de Energia Solar Fotovoltaica do Hotel Praiano (Tapes – RS). Dessa forma, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: calcular o valor presente líquido (VPL) do investimento em energia solar fotovoltaica do Hotel Praiano; calcular a taxa interna de retorno (TIR) do investimento em energia solar fotovoltaica do Hotel Praiano.
São apresentados estudos brasileiros sobre análise de investimentos em energia fotovoltaica (CABRAL, 2012; SOUZA; DALFIOR, 2013; DASSI et al., 2015; MENEZES, 2017; JULIOR; GHILARDI; MADRUGA; ALVARENGA, 2018; NOCERA, 2018; SANTOS). Também são apresentados conceitos sobre tomada de decisão em investimentos: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback (SCHUBERT, 1989; GITMAN, 2002; BRITO, 2003; PILÃO; HUMMEL, 2003; SCHROEDER et al., 2005; BRUNI; FAMÁ, 2007; FREZATTI, 2008; RASOTO et al. 2012; ROSS; WESTERFIELD; JORDAN; LAMB; 2013; ANACLETO; NEGRELE, 2015; LIMA, 2016).
O método utilizado foi o estudo de caso (YIN, 2001). Utilizou-se a abordagem quantitativa e descritiva. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com o proprietario do Hotel Praiano (nome fictício) em maio de 2019. O objetivo da entrevista foi obter estimativas de custos e economias com o projeto de energia solar. Os dados foram analisados através dos cálculos: Depreciação do Investimento, Payback, Valor Presente Líquido, custos variáveis, custo de oportunidade, Taxa Interna de Retorno (TIR), Fluxo de caixa operacional, Gastos de capital e Fluxo de caixa total.
Os cálculos da Depreciação do investimento, do Fluxo de Caixa Operacional, do Fluxo de Caixa Total possibilitaram a projeção de que o investimento se pagará em 3 anos, 6 meses e 17 dias com a utilização do Payback simples. Pelo Payback descontado, o investimento se pagará em 4 anos, 7 meses e 9 dias. A TIR é de 12,64%. Neste caso, por se tratar de uma TIR positiva o projeto é viável, pois o risco de não obter retorno é baixo. O Valor Presente Líquido calculado foi de R$ 8.483,00. Portanto, o investimento é de baixo risco e viável.
Verificou-se que a instalação de um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica é uma oportunidade de investimento que poderá gerar benefícios ao longo prazo. O sistema visa suprir o consumo de seus custos com energia que resulta em R$3.500,00/mês. O projeto se torna viável, pois o VPL é positivo, a TIR é de 12,64%, além do que o projeto é isento de impostos. Este estudo é importante, pois com ele as receitas e os gastos do projeto podem ser estimados, auxiliando nas tomadas de decisões com níveis de risco mais baixos e optando em melhores investimentos.
ABSOLAR. Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: infográfico ABSOLAR. São Paulo, 2019. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7a ed. São Paulo: Harbra, 2002. NOCERA, M. P. S. Análise da Viabilidade Econômica de um Hostel Sustentável. 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bach. em Eng. de Produção) - Universidade Tec. Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2018. ROSS, S. R. WESTFIELD, R. W. JAFFE, J. LAMB, R. Fundamentos de Administração Financeira, 9. ed. Porto Alegre: McGrawHill: Bookman, 2013. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001