Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA PARA A ECONOMIA CIRCULAR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA LITERATURA INTERNACIONAL.
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Josivan Leite Alves
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CCT
3 - Augusto de Oliveira Tavares
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CCSA

Reumo

Ao longo de sua evolução e diversificação, a economia industrial dificilmente saiu do modelo linear de consumo de recursos, mesmo o relacionamento entre indústria e meio ambiente sendo fundamental para o desempenho dos negócios (ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2012; LIEDER; RASHID. 2016). No modelo linear de produção e consumo, as empresas extraem matérias-primas, as utilizam para fabricar um produto e o vendem a um consumidor - que o descarta quando não atende mais a seu propósito.
Dessa forma, essa pesquisa possui como questão problema: como a literatura internacional aborda a relação entre Governança e Economia Circular? O objetivo é expor o comportamento da produção cientifica internacional entre os princípios da economia circular associada as práticas de governança. Esse estudo subsidiará outras pesquisas a respeito do tema, ao relacionar os conceitos, ao passo que poderá incentivar a implementação dos fundamentos da EC nos modelos de governança.
Segundo KJÆR (2004), a palavra governança tem sua origem no verbo grego kubernân (pilotar ou conduzir) e foi utilizado por Platão para se referir a definição de um sistema de regras, o ato de governar os homens. O Banco Mundial (2017), descreve governança como um processo pelo qual atores estatais e não-estatais interagem para formular e implementar políticas dentro de um conjunto predefinido de regras formais e informais que moldam e são moldadas pelo poder. O conceito de Economia Circular (EC) está ligado a outros conceitos, tais como Ecologia Industrial e Simbiose Industrial
O método de pesquisa utilizado é uma revisão da literatura em conjunto com bibliometria. Para tal, usou-se a base de dados da Scopus, onde foram pesquisados em resumos, títulos e palavras-chave os termos “governance” AND "circular economy". Ademais, a amostra foi limitada aos idiomas inglês e espanhol. A busca foi realizada em 15 de agosto de 2019, ou seja, os resultados que serão apresentados mostram o cenário científico do tema até essa data, podendo ou não sofrer alterações ao longo dos anos. A amostra final dos trabalhos científicos feitos na busca é 87.
Dentre os resumos lidos, de maneira geral, destaca-se os estudos de casos, principalmente em cidades europeias (França e Rússia principalmente) e China (Fratini, Georg e Jørgensen, 2019; Belaud et al, 2019; Plastinina et al, 2019; Nerini et al, 2019; Türkeli et al, 2018; Mathews, Tan e Hu, 2018; Liu e Côté, 2017; Mcdowall et al, 2017; Veenstra et al, 2010), uma vez que alguns estudos visam investigar se a prática corresponde a teoria e conceitos relacionados. Outro enfoque é dados na análise de políticas públicas governamentais aliadas a mudanças climáticas e gestão de resíduos e da água.
No que se refere as ocorrências de palavras-chave, verificou-se a formação de 4 clusters, sendo o primeiro com foco na teoria da Economia Circular, o segundo abordando a gestão no seu sentido amplo, o terceiro com viés econômico-social e o quarto relacionando a governança e o desenvolvimento sustentável. Uma vez que o problema a ser respondido foi: como a literatura internacional aborda a relação entre Governança e Economia Circular? Identificou-se, dente os principais temas, aqueles voltados para a investigação sobre gestão de resíduos sólidos e da água.
AGRAWAL, A; LEMOS, M.C. 2006. Environmental Governance. Annual Review of Environment and Resources, 31: 297-325. Aguiñaga E., Henriques I., Scheel C., Scheel A. Building resilience: A self-sustainable community approach to the triple bottom line. Journal of Cleaner Production, 2018. Ayres, Robert U.; Ayres, Leslie W. (2002). A Handbook of Industrial Ecology. Library of Congress Cataloguing in Publication Data. Massachusetts, USA. Part. II, Chapter 12 – Industrial ecology and life cycle assessment