Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E GOVERNANÇA CORPORATIVA NA EMPRESA BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Vicente Lima Crisóstomo
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Victor Daniel Vasconcelos
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará
3 - CELIA MARIA BRAGA CARNEIRO
Universidade Federal do Ceará - FEAAC

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa pode ser vista como o compromisso com o comportamento ético na relação da entidade com seus stakeholders. Nas décadas recentescomeça a haver uma maior demanda da sociedade por práticas socioambientais dasempresas. A relevância dada à adoção de boas práticas de Governança Corporativa é vista como importante princípio da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) uma vez que isto significa a observância, ou compliance, a bons princípios de conduta da empresa. Assim, a Governança Corporativa é apontada como um possível fator que favorece a RSCdas empresas.
A crescente demanda da sociedade por RSC das empresas e a atenção que estas têm dado torna relevante estudar os fatores que contribuem para impulsionar RSC. A Governança Corporativa tem sido sugerida como um destes fatores pelo fato de objetivar garantir o bom andamento da empresa, evitando problemas de risco moral da gestão,levando a uma melhor relação da empresa com credores, acionistas, e assim contribuindo para uma melhor relação com um mais amplo espectro de stakeholders.O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da Governança Corporativa sobre a RSC da empresa brasileira.
O enfoqueStakeholder preconiza que as empresas devem ter ações de RSC abrangendoa atenção a um amplo grupo de stakeholdersbuscando atingir oequilíbrio entre seus interesses. Sob o enfoque de Agência, um sistema de Governança Corporativa visa garantir que a empresa tenha seu valor maximizado respeitando direitos de acionistas e credores.No complexo contexto atual, o objetivo de garantir o bom desempenho requer a observância a demandas de um elenco mais amplo de stakeholders. A boa governança é um passo importante na direção da observância às demandas de amplo espectro destakeholders.
É uma pesquisa qualitativa por assimilar o entendimento de atividades sociais, e quantitativa por utilizar técnicas estatísticas. É bibliográfica pela revisão de literatura, e documental, pela coleta de dados em documentos das empresas. A coleta de dados foi realizada na base de dados da Economática e da B³, e nos formulários de referência. A análise de dados foi baseada em estatística descritiva, testes de diferença de proporções e estimação de modelos econométricos por regressão Logit. A amostra compreende 1.965 observações anuais de 303 empresas listadas na B³ no período 2006-2015.
Para uma amostra de empresas listadas na B³os resultados mostram uma tendência de influência favorável da qualidade da governança corporativa sobre a RSCno Brasil. Este achado indica que o fato da empresa ter uma boa governança induz a mesma a um melhor padrão de RSC. A adoção de melhores práticas de governança corporativa parece ser, de fato, um fator que contribui para a implantação de políticas de RSC, ou seja, ao atentar para a boa gestão da empresa, a mesma também está atentando para o melhor relacionamento com o amplo conjunto de stakeholders da empresa como também com meio ambiente.
O trabalho estudou o efeito da Governança Corporativa sobre a RSC da empresa brasileira. Os resultados indicam que empresas com melhores práticas de Governança Corporativa apresentam uma maior preocupação com questões socioambientais. Além disso, empresas de maior tamanho e com mais oportunidades de crescimento tendem a atentar mais para questões socioambientais.O estudo contribui para o aprofundamento da pesquisa de atributos de empresas capazes de interferir na RSC e de aspectos conceituais de RSC e governança corporativa.
ADNAN, S M; HAY, D; VAN STADEN, CJ. The influence of culture and corporate governance on corporate social responsibility disclosure: A cross country analysis. Journal of cleaner production, v. 198, p. 820-832, 2018. BALDINI, MA; BRONZETTI, G; SICOLI, G. The influence of corporate governance's decision on corporate social responsibility. International Journal of Business Performance Management, v. 19, n. 1, p. 16-35, 2018. JO, H; HARJOTO, MA. Corporate governance and firm value: The impact of corporate social responsibility. Journal of business ethics, v. 103, n. 3, p. 351-383, 2011.