Resumo

Título do Artigo

AÇÃO COLETIVA COMO FORMA DE AMPLIAR A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: Uma discussão a luz da agenda 2030
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Suelen Geíse Telocken
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós- graduação em Administração UFSM Responsável pela submissão
2 - Vanessa de Campos Junges
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração / Doutorado Acadêmico
3 - Simone Alves Pacheco de Campos
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Reumo

A Agenda 2030 carrega consigo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) bem definidos e delineados, os quais tratam de dignidade, pessoas, planeta, parceria, justiça e prosperidade. Contudo, percebe-se que tais objetivos, por mais promissores e relevantes que sejam, caso de fato fossem atendidos, concretizariam uma ‘sociedade perfeita’; a qual acredita-se que dificilmente será alcançada, considerando o curto espaço de tempo de realização da Agenda 2030.
Destarte, este ensaio tem como objetivo evidenciar a ação coletiva como forma de ampliar a educação para a sustentabilidade na agenda 2030. Neste sentido, na segunda seção discutir-se-á sobre a agenda 2030
AGENDA 2030: UM CENÁRIO CONTROVERSO; AÇÃO COLETIVA: UMA BUSCA PELO BEM COMUM;EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM
O presente estudo é um ensaio teórico.
Portanto, entende-se que há um fio condutor entre a ação coletiva e a EpS, o qual interliga as mesmas, proporcionando formas de atingir os 17 ODS da Agenda 2030, com base em suas particularidades. Isto posto, ainda que haja esta grande complexidade de encontrar meios para tal alcance, a proposta apresentada neste estudo visa demonstrar que o crescimento coletivo (ação coletiva) pode advir do encaixe com a educação (EpS – com base em teorias da aprendizagem construtivista).
Evidenciou-se, sob o viés da Agenda 2030, a grande complementariedade e ligação dos 17 ODS, pois ao passo que se argumenta sobre um, existem diversos outros que podem ser trazidos à discussão. Tal evidencia faz refletir sobre o quanto tais aspectos são relevantes e competem a todos os indivíduos, os quais carecem tanto de educação quanto de ação coletiva para serem alcançados.
ALMEIDA. E G. APRENDIZAGEM SITUADA. Disponível em http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre. Acesso em junho/2017. Approaches (4th ed.). Thousand Oaks, CA: 2014. avaliação e evidenciação socioambiental. Dissertação (Mestrado em Contabilidade), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. ÁVILA, L. V. et al. Barriers to innovation and sustainability at universities around the world. Journal of cleaner production, v. 164, p. 1268-1278, 2017.