Resumo

Título do Artigo

Quem é o consumidor sustentável? Uma Revisão Sistemática de Literatura dos principais Fatores influenciadores do Consumo Sustentável
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Arthur William Pereira da Silva
Universidade Potiguar - UNP - Universidade Potiguar - UNP Responsável pela submissão
2 - Walid Abbas El-Aouar
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3 - Alípio Ramos Veiga Neto
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4 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte -
5 - Cinthia Gabrielle Celedonio Silva
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Reumo

De acordo com Ülkü e Hsuan (2017) e Khan et al. (2018) uma das principais ações para reverter essa problemática socioambiental e solidificar o desenvolvimento sustentável, é o fomento do consumo sustentável, uma vez que este tipo de comportamento visa um processo de consumo que minimiza as externalidades negativas ao meio ambiente e a sociedade. Além disso, o fomento ao consumo sustentável também é benéfico e atrativo para as empresas, uma vez que o aumento do número desse tipo de consumidor representa o crescimento de um nicho de mercado que tem sido alvo de cada vez mais empresas.
Considerando a atratividade do segmento do consumo sustentável para as empresas, tendo em vista o crescente volume de tal nicho de mercado a nível global, bem como a importância da solidificação desse tipo de consumo para a promoção da sustentabilidade do planeta, e ainda a relevância de identificar os principais fatores determinantes dessa forma de consumo a fim de fomentá-los, esta pesquisa possui como objetivo identificar os principais fatores determinantes do consumo sustentável já identificados e validados estatisticamente.
Por meio de revisão inicial da literatura internacional, foi possível identificar diversas indicações (STRAUGHAN; ROBERTS, 1999; SEMPREBON et al., 2019; SUN; LIU; ZHAO, 2019) para pesquisas futuras que corroboram a inexistência de estudos conclusivos, de uma teoria já solidificada ou ainda de revisões definitivas que determinem ou reúnam os principais motivadores do consumo sustentável, bem como fomentam a realização de novas pesquisas com esse intento, como o presente estudo.
Este estudo foi desenvolvido através do método da revisão sistemática de literatura. Para tanto foram definidos 7 termos de busca ou descritores diferentes, pesquisados em português e em inglês na base de dados Web of Science, uma das maiores e mais abrangentes bases de indexação de manuscritos científicos do mundo. Ao final das buscas foram identificados e compuseram a amostra de estudo 143 artigos.
Por meio da revisão foram identificados 21 fatores que se destacam como determinantes do consumo sustentável, dentre os quais a consciência ambiental se sobressai, sendo apontada como principal influenciadora desse tipo de comportamento entre os estudos analisados, entretanto vários fatores menos intuitivos ou evidentes também foram verificados, por exemplo: Acesso às redes sociais; Nível de religiosidade; Taxa de penetração do transporte público; Amor pela posse material; Taxa de urbanização; Emoções, entre outros. Revelando assim um perfil bem mais detalhado dos consumidores sustentáveis.
Os resultados desta pesquisa proporcionam uma melhor definição das características do público alvo do segmento do consumo sustentável, baseado nos diversos fatores determinantes desse tipo de consumo identificados e compilados nesta pesquisa, proporcionando uma melhor orientação para balizar as estratégias das empresas que pretendem ou já investem nesse segmento a nível global, fomentando esse nicho de mercado, e consequentemente colaborando para a sustentabilidade do planeta e o crescimento sustentável do faturamento das empresas.
SEMPREBON, E. et al. Green consumption: a network analysis in marketing. Marketing Intelligence & Planning, v. 37, n. 1, p. 18-32, Feb 2019. STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999. SUN, Y. H.; LIU, N. N.; ZHAO, M. Z. Factors and mechanisms affecting green consumption in China: A multilevel analysis. Journal of Cleaner Production, v. 209, p. 481-493, 2019.