Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) EM COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO (CEs) E DEMAIS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA QUE ATUAM NO SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LORIMAR FRANCISCO MUNARETTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM Responsável pela submissão
2 - Jefferson Alves da Costa Júnior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS
3 - Julio Araujo Carneiro da Cunha
Universidade Nove de Julho Uninove - PPGA

Reumo

Este contexto exige que as CEs e demais distribuidoras de energia, adotem controles de seus gastos com custos e despesas operacionais, principalmente em relação às perdas técnicas, perdas por fraudes “gatos”, desperdícios etc., sob pena de não obterem retornos. A análise da eficiência por meio da DEA - Análise envoltória de dados possibilita verificar níveis de eficiência de processos. Ao evidenciar os níveis de eficiência, este estudo contribui com informações aos associados, as diretorias e demais stakeholders das CEs e demais distribuidoras de energia.
O objetivo geral do estudo consiste em verificar os níveis de eficiência das CEs, e em nas demais distribuidoras de energia na região sul do Brasil, utilizando como base o número de consumidores, consumo de MWh e as receitas com fornecimento de energia sem os tributos dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.
A DEA tem como objetivo a comparação de certo número de DMUs que desempenham tarefas semelhantes, se diferenciando nas quantidades de inputs consumidos e de outputs produzidos (MELLO et al., 2003). Esse modelo empírico foi proposto por Farrell (1957), em que sugeriu a determinação da eficiência de uma organização e comparar a mesma com o melhor nível de eficiência até então observado (VILELA et al., 2007).
A pesquisa possui abordagem metodológica quantitativa.Quanto aos objetivos a pesquisa se classifica como descritiva.Foram coletados dados sobre o número de unidades consumidoras, consumo de kWa e volume de receitas obtidas de cada CEs e demais distribuidoras de energia em relação aos anos de 2015 até 2018.São objeto de estudo são as 47 (quarenta e sete) distribuidoras de energia que atuam na região sul sendo destas 31 (trinta e uma) CEs.
Os resultados do estudo demonstram que a distribuidora EFLUL– Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda., foi a mais eficiente na geração de receitas com energia em todos os anos analisados. A EFLJC - Empresa Força e Luz João Cesa Ltda, ocupou a segunda posição nos anos de 2015 e 2018 e terceira posição nos anos de 2016 e 2017.
Na análise das realizada com as CEs., os resultados indicam que no ano de 2015 a Cooperativa e Eletrificação de Braço do Norte CERBRANORTE, foi a mais eficiente, no ano de 2016, a mais eficiente foi a cooperativa de energia Treviso-CERTREL e nos anos de 2017 e 2018 a Cooperativa de Eletrificação Rural de Armazém - COOPERZEM.
GOLANY, B., & ROLL, Y. An application procedure for DEA. OMEGA. Journal of Management Science, 1989. JUNIOR, P. N. A.; MELO, I. C.; CELESTINI, G.; REBELATTO, D. A. N. Modelo de controle alocativo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar sistemas de controle de estoque quando há relação entre as variáveis. FARRELL, M. J. The measurement of productive efficiency. Journal of Royal Statistical Society: Series A, 1957.