Resumo

Título do Artigo

Educação para sustentabilidade: o caso do projeto de extensão “eco trilha em defesa do rio Uruçuí Preto”
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI - CAMPUS URUÇUÍ Responsável pela submissão
2 - Samaíra Cristina Souza Costa Cardoso
-
3 - Kaetana Alves Cerqueira
-

Reumo

A educação para sustentabilidade caracteriza-se por incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas. O recurso didático utilizado para desenvolver esse tipo de educação foram as trilhas ecológicas que pedagogicamente contribuem para campo teórico e prático dos estudantes envolvidos.
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as trilhas ecológicas como recurso didático pedagógico voltado à educação para sustentabilidade de estudantes de uma instituição pública de ensino.
Admite-se a relevância da adoção das trilhas ecológicas como recurso didático pedagógico eficaz na promoção da conscientização e reflexão a respeito do meio ambiente, uma vez que as ações antrópicas estejam diretamente relacionadas aos impactos causados a ele (PÁDUA; TABANEZ, 1998, CAZOTO; TOZONI-REIS, 2008).
Para tanto, o trabalho foi desenvolvido com alunos do curso de Administração, utilizando-se como método de pesquisa o estudo de caso único, e como técnicas de coleta de dados a observação direta participante. A análise aconteceu especificamente no eco trilha no Rio Uruçuí Preto em Uruçuí - PI, onde os alunos realizaram um diagnóstico da situação atual do rio, das plantas nativas, das margens, o ecoturismo e demais ações antrópicas.
Como resultado do estudo, constatou-se que além de despertar o interesse dos alunos em entender sobre sustentabilidade, identificou-se a aproximação entre discentes, docentes e o meio ambiente, possibilitando um ambiente de diálogo.
O resultado das atividades despertou a sensibilidade não só dos alunos, mas da comunidade acadêmica da universidade, quanto à importância de preservar as nascentes, bem como usar de modo racional a água, tendo em vista que a sociedade depende desta para seu uso e consumo.
BRUNNQUELL, C. ; BRUNSTEIN, J. Sustainability in Management Education: Contributions from Critical Reflection and Transformative Learning. Metropolitan Universities: an international forum, v. 29, p. 25 - 42, 2018. SEIFFERT, M. E. B. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2011. SOARES, A.M.D. et al. Educação Ambiental: Construindo metodologias e práticas participativas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2. 2004, Campinas. Anais... Campinas, 2004.