Resumo

Título do Artigo

TODO DIA UM 7X1 DIFERENTE: As práticas e o descarte de resíduos sólidos urbanos no Brasil e na Alemanha
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes / Smart Cities

Autores

Nome
1 - Iveltyma Roosemalen Passos Ibiapina
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Talyta Eduardo Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
3 - AURIO LUCIO LEOCADIO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

Estudos que tratam do consumo sustentável baseiam-se em disciplinas como sociologia, antropologia e psicologia. Nas últimas décadas, uma abordagem das teorias das práticas emergiu com o desejo de ir além do dualismo dominantes (RØPKE, 2009).As teorias das práticas apresentam estrutura analítica para a compreensão do consumo, captando aspectos negligenciados por abordagens dominantes da cultura e do consumo(WARDE, 2014).Na Europa, as teorias das práticas destacam-se como abordagens para analisar as complexidades do consumo e sua incorporação entre reprodução e mudança social(HALKIER et al,2011)
objetivo do estudo é investigar as práticas de descarte no contexto dos estudantes universitários brasileiros e alemães. O descarte de resíduos foi escolhido por ser uma problemática importante a ser tratada dentro do consumo sustentável. Nos últimos 30 anos, o aumento do volume de lixo produzido no mundo foi três vezes maior que o populacional. Paga-se um elevado custo ambiental e financeiro por isso.
As teorias das práticas não fazem parte de uma teoria unificada(HALKIER; KATZ-GERRO; MARTENS, 2011; HARGREAVES, 2011; RECKWITZ, 2002), observa-se vários autores com pensamentos diferentes sobre práticas. Motivos da inexistência “da teoria das práticas”(SCHATZKI, 2002).Existem diferentes leituras com foco em como a ação social é realizada. As práticas pressupõem regularidade e repetição e são apoiadas no comportamento humano que se concentra na consciência prática e na incorporação de habilidades no cotidiano.
Foram realizadas 22 observações não-participantes, 18 observações participantes, 66 fotografias e 20 entrevistas. Dez das entrevistas foram realizadas em Bremen com alunos do curso de Global Management da universidade Hochschule Bremen. 5 homens e 5 mulheres (19 a 30 anos). Outras 10 entrevistas foram realizadas com alunos de Administração da Universidade Federal do Ceará, 5 homens e 5 mulheres (19 a 27 anos). Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo. O software ATLAS.ti, versão 7.5.4, foi utilizado para facilitar a análise
Os alemães aprendem desde cedo, em casa e na escola, que o modo normal de se descartar algo é separando para a reciclagem. Em Fortaleza, os estudantes são ensinados que tipo de lixo deve ter um descarte especial, porém essa separação não se torna uma prática. A grande diferença desse elemento das práticas, nos dois países, são as leis. O governo alemão obriga as pessoas a adotarem a separação para a reciclagem através de políticas públicas regulatórias e uma forte fiscalização.
Conclui-se que a principal prática de descarte de resíduos em Bremen é a separação do lixo para a reciclagem. Essa prática é bem regulamentada e fiscalizada pelo governo. Além disso, é ensinada pelas famílias e pelas escolas, passando por gerações. Em Fortaleza, a principal prática de descarte de resíduos sólidos é descartar todos os resíduos em apenas uma lixeira. Apesar de ser uma prática antiga no país, e ser ensinada para os estudantes desde cedo, existem pessoas que não a fazem e descartam seus lixos de maneira indevida.
HALKIER, B.; KATZ-GERRO, T.; MARTENS, L. Applying practice theory to the study of consumption: Theoretical and methodological considerations. Journal of Consumer Culture, v. 11, n. 1, p. 3–13, 2011.RØPKE, I. Theories of practice — New inspiration for ecological economic studies on consumption. Ecological Economics, v. 68, p. 2490–2497, 2009.WARDE, A. After taste: Culture, consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, v. 14, n. 3, p. 279–303, 2014.