Resumo

Título do Artigo

ENERGIA RENOVÁVEL FOTOVOLTAICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Fabiola Mendes Gouveia
-
2 - Gercina Gonçalves da Silva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana Responsável pela submissão

Reumo

A energia é peça essencial para modernização e crescimento econômico. No setor energético há opções alternativas amenizadoras de impactos no meio ambiente podendo-se citar a fonte solar. O sistema fotovoltaico tem sido um condutor importante para a captação da luz solar e sua transformação em corrente elétrica, sendo processada em conversores e armazenada na própria rede elétrica ou em baterias (VILLALVA, 2015).
Considerando o grande potencial solar energético do Brasil e de Mato Grosso do Sul, a problemática do artigo é: qual o panorama quanto a produção e utilização de sistemas de energia renovável fotovoltaico em Mato Grosso do Sul? O artigo tem como objetivo descrever um breve panorama da energia renovável fotovoltaico a nível mundial e brasileiro; bem como identificar e descrever possíveis sistemas de energia renovável fotovoltaico em Mato Grosso do Sul.
O uso de energia é peça importante na tarefa de suprir necessidades humanas. As fontes de energia podem ser classificadas como não renováveis (as mais consumidas: petróleo e derivados; carvão; gás natural e; nuclear) e renováveis (solar, eólica, oceânica, geotérmica e, da biomassa renovável). Quanto à produção de energia solar, objeto do estudo, o Brasil possui um potencial de incidência a raios solares o que é favorável a geração dessa energia, além de possuir reserva de silício, podendo contribuir com o protocolo de Kyoto (LOPES; TAQUES, 2019).
Dado o problema e objetivo do artigo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica. O direcionamento inicial foi obtido através de textos de livros, artigos, revistas, e jornais. Com a posse de material relevante, iniciou-se novas buscas de textos e figuras que foram selecionadas priorizando publicações mais recente juntamente com conteúdo que melhor atendesse a necessidade para a construção e entendimento do assunto abordado. Foram utilizados sites de busca como: Meu Pergamum, Periódico Capes, Google Acadêmico, e o próprio Google.
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade e tem como base o efeito fotovoltaico. A capacidade instalada acumulada total fotovoltaico no mundo em 2017 era de 402,5 GW. No Brasil a competividade solar fotovoltaica influencia o mercado local, propiciando um crescimento continuo de maturação que representa 30% da matriz energética brasileira até em 2040. Em Mato Grosso do sul, entre 2017 e 2018, a potência instalada das unidades geradoras foi de 1.833,4 kW para 10.397,01 kW – aumento de 467% – e para o ano de 2019 a perspectiva também é de expansão.
O território brasileiro é competitivo no que diz respeito aos recursos naturais renováveis para a geração de energia, entre as quais destaca-se a energia renovável fotovoltaica. O estado de Mato Grosso do Sul tem se posicionado economicamente via serviços, fabricação de subprodutos, distribuição de equipamentos, geração de novas oportunidades. Atua como opção para aqueles que têm condição financeira estável para adquirir o sistema de geração elétrica fotovoltaica, ampliando o aumento da reserva hidrelétrica a concessionárias que utilizam como formato predominante na região.
LOPES, Mariana Cristina; TAQUES, Fernando Henrique. O DESAFIO. DA ENERGIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL, Chapecó/RS, ano 2016, v. 20, n. 36, p. 71-96,Revista Cadernos de Economia. Disponível em: . Acesso em 02/04/2019. VILLALVA, Marcelo Gradella. Energia Solar Fotovoltaica: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2015. ISBN 978-85-365-1854-1. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2019.