Resumo

Título do Artigo

Economia Circular e Sustentabilidade: uma análise comparativa entre princípios, objetivos e características da Economia Circular e um modelo de Relatório de Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FABIANO MARTIN TIOSSI
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/FUNEC/FAMA Responsável pela submissão
2 - alexandre tadeu simon
- Unversidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
3 - Ederson Mela Ternero
-

Reumo

Os atuais padrões de consumo e crescimento estão levando a sociedade para um caminho altamente insustentável. É comum que em uma economia capitalista de mercado, o foco esteja centrado no valor financeiro, porém, deve-se dar atenção para a finitabilidade desses recursos que, ao serem utilizados de maneira incorreta, podem causar graves prejuízos ao meio ambiente. (GEORGE et al., 2015). Embora tenha contribuído para a melhoria do meio ambiente e da sociedade, a Sustentabilidade deixou deixou lacunas durante a resolutividade de tantos problemas de cunho ambiental e social (EMF, 2015).
Como problema de pesquisa, foi definido: os modelos de relatórios de sustentabilidade utilizados pelas empresas abordam todos os princípios, objetivos e características propostos pela economia circular? Para responder ao problema de pesquisa, foi definido como objetivo deste trabalho identificar indicadores de Economia Circular ainda não contemplados em um modelo de Relatório de Sustentabilidade reconhecido para, em seguida, integrá-los a este modelo de forma a apresentar diretrizes voluntárias para sua elaboração.
De acordo com Scheel (2016), o conceito de sustentabilidade, nos últimos vinte anos, emergiu de escolas de pensamento e de teorias não-convencionais, como ecologia industrial, economia verde, economia circular, economia regenerativa, dentre outras. A partir destas teorias, ocorreu a integração da maioria dos conceitos, buscando a construção da sustentabilidade com visão holística. Para Pomponi e Moncaster (2017), a economia circular emerge como um novo paradigma, que vem ganhando impulso e prometendo superar a contradição existente entre economia e meio ambiente.
A primeira fase trata da revisão da literatura sobre Sustentabilidade e Economia Circular. Para isso, buscou-se identificar, a partir da teoria proposta pela Fundação Ellen MacArthur, quais os princípios, objetivos e características apresentados pela Economia Circular. Em seguida, foi selecionado na literatura um modelo de Relatório de Sustentabilidade reconhecido e utilizado pelas empresas, permitindo a comparação proposta neste estudo. Após a seleção do modelo de relatório, a próxima etapa buscou realizar uma análise comparativa da Economia Circular com Sustentabilidade.
Pela literatura, foram identificados, considerando a teoria proposta por Ellen MacArthur, três princípios, seis objetivos e dezenove características, totalizando vinte oito itens. Pela revisão da literatura sobre sustentabilidade, notou-se que as empresas apresentam suas ações sustentáveis por meio de Relatórios de Sustentabilidade. Estes são elaborados a partir de indicadores existentes no mercado, que oferecem diretrizes para identificação das práticas sustentáveis. Com a comparação dos 28 itens da economia circular, três objetivos e cinco características eram contemplados pelo modelo GRI.
Os resultados identificam que este modelo de relatório não aborda todos os princípios, objetivos e características da economia circular, podendo ser complementado de forma a incluir novas abordagens circulares. Importante mencionar que este estudo não esgotou a literatura, mas trouxe à tona considerações de maneira a estimular o desenvolvimento de pesquisas futuras que explorem em maior grau de aprofundamento o objetivo desta pesquisa.
AMUI L.B.L., JABBOUR C. J. C., JABBOUR A. B. L. S., KANNAN, D. Sustainability as a dynamic organizational capability: a systematic review and a future agenda toward a sustainable transition, Journal of Cleaner Production (2017), http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.07.103. BOIRAL, O.; HERAS-SAIZARBITORIA, I. Corporate commitment to biodiversity in mining and forestry: identifying drivers from GRI reports. Journal of Cleaner Production, v. 162, p. 153-161, 2017. EMF - ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Rumo à economia circular: o racional de negócio para acelerar a transição. 2015.