Resumo

Título do Artigo

COMPLIANCE DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ADOTADAS PELAS IES DE FEIRA DE SANTANA
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - CIBELE BACCIOTTI CAMPODONIO
-
2 - Mirian Gomes Conceição
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Faculdade Anísio Teixeira
3 - Alison Silva Ferreira
Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana - Faculdade de Ciências Contábeis Responsável pela submissão
4 - Sonia Maria da Silva gomes
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Universidade Federal da BAhia

Reumo

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e as ações de gestão de resíduos vem ganhando um espaço crescente na sociedade, e diante das diversas esferas sociais a educação contábil destaca-se como um aliado fundamental ao desenvolvimento de uma consciência ecológica voltada para a sustentabilidade e para a qualidade de vida. Nessa perspectiva, são nas Instituições de Ensino Superior que se encontram os elementos capazes de não apenas qualificar os estudantes profissionalmente, mas, principalmente para sensibilizá-los quanto ao papel de cidadãos críticos e ativos na sociedade.
Para além da complexidade da implantação de um programa de gestão de resíduos produzidos nos espaços de uma IES, é incluir esse conteúdo na matriz curricular dos diversos cursos de graduação e promover a sensibilização com professores, funcionários e estudantes. Assim, busca-se responder: quais são as práticas de gestão de resíduos sólidos adotadas pelas IES que possuem o Curso de Ciências Contábeis em Feira de Santana? Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar as práticas de GRS adotadas pelas IES que possuem o Curso de Curso de Ciências Contábeis em Feira de Santana.
De uma forma geral, a questão dos resíduos sólidos permeia várias áreas do conhecimento, desde o saneamento básico a inserção social e econômica dos processos de triagem e reciclagem dos materiais, e mais recentemente, o aproveitamento energético dos gases provenientes dos aterros sanitários (JUCÁ, 2003). Entretanto, segundo Tauchen e Brandli (2006) é na área educacional que a gestão dos resíduos sólidos pode ganhar um cunho analítico-reflexivo, pois ao investirem nessas questões, a IES contribuem para que os egressos tornam-se tomadores de decisões preocupados com a questão ambiental.
Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório com uma amostra de 4 instituições de ensino presencial, que são aprovadas e reconhecidas pelo MEC. Para a coleta de dados foram analisados os sites corporativos das IES, bem como foram aplicados questionários aos respectivos coordenadores de cursos.
Observa-se que a realização e divulgação de práticas ligadas a GRS, a divulgação dos documentos pedagógicos, mais precisamente o Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico de Curso, Avaliação da Comissão Própria de Avaliação e Currículo, à sociedade e a abordagem de questões ligadas a GRS nesses instrumentos são ainda aspectos a serem melhorados pelas IES analisadas, visto que a maioria das instituições avaliadas não realizam ou divulgam essas atividades, bem como não disponibilizam à comunidade os instrumentos pedagógicos em questão.
A globalização e a respectiva competitividade empresarial fazem com que os profissionais contábeis obtenham conhecimento de diversos assuntos, em caráter multidisciplinar. Ademais, o meio ambiente está diretamente relacionado a atividade contábil na medida em que influência na avaliação dos eventos econômico-financeiros que são capazes de afetar o patrimônio das empresas. Portanto, através deste trabalho percebe-se que o tema, apesar de relevante, é pouco discutido, assim há necessidade de maior aprofundamento de novas pesquisas que relacionem as práticas de GRS e o ensino em Contabilidade.
CALIXTO, L. O ensino da contabilidade ambiental nas universidades brasileiras: um estudo exploratório. Rev. Uni. Con., vol.2, núm.3, set.dez, 2006. CARETO, H.; VENDEIRINHO, R. Sistemas de Gestão Ambiental em Universidades. Relat. Final de Curso, Inst. Sup. Téc. de Portugal. 2003. JUCÁ, J. F. T. Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. In: 5° Cong. Bras. de Geotecnia Ambiental, Porto Alegre. 2003. TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & produção, v.13, n.3, set.dez, 2006.