Resumo

Título do Artigo

Os efeitos do desastre ambiental de Mariana (MG) sobre a divulgação da sustentabilidade e a reputação corporativa da Samarco Mineração S.A.
Abrir Arquivo

Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - David Alves Paiva
Universidade Federal do Ceará - Feaac
2 - CELIA MARIA BRAGA CARNEIRO
Universidade Federal do Ceará - FEAAC
3 - Francisco Ivander Amado Borges Alves
Universidade Federal do Ceará - UFC - Responsável pela submissão

Reumo

A Sustentabilidade é bastante debatida nos organismos internacionais, no ambiente acadêmico, no mercado de capitais e na mídia em geral, devido às demandas por desenvolvimento sustentável. A atividade de mineração tem um elevado risco ambiental, e o Brasil tem um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), de propriedade da Samarco, em 05/11/2015, que destruiu o distrito de Bento Rodrigues. A empresa possuía um histórico positivo de divulgação de sustentabilidade e de reputação corporativa junto à mídia, academia e comunidade/sociedade.
A Samarco Mineração S.A. sofreu grande impacto negativo na sua reputação e imagem com o rompimento da barragem de Fundão, destacadamente, nos aspectos ambiental, social, econômico e financeiro, e a pesquisa tem como problema: Quais os efeitos do desastre ambiental de Mariana (MG) sobre a divulgação da sustentabilidade e a reputação corporativa da empresa Samarco Mineração S.A., no período de 2014-2018? O objetivo geral é analisar a divulgação de sustentabilidade e a reputação corporativa da Samarco antes (2014) e após o rompimento da barragem de Fundão (2016-2018), em Mariana (MG).
A divulgação da sustentabilidade é voluntária e as empresas realizam para agregação de valor à imagem e à reputação corporativa por meio da percepção dos stakeholders. A Teoria da Legitimidade foi adotada porque preceitua um ‘contrato social’ tácito entre empresa e sociedade, com divulgação do uso dos recursos que não lhe pertencem. No entanto, esse contrato foi rompido, com os seguintes impactos: destruição de uma comunidade; da fauna, flora e recursos hídricos em MG e ES; demissões; falta de proatividade no atendimento às comunidades atingidas e na divulgação da sustentabilidade.
A pesquisa é do tipo descritiva, dedutiva, quali-quantitativa, utilizando análise bibliográfica, documental, estudo de caso e survey. Analisou-se a divulgação de sustentabilidade e a reputação da Samarco antes (2014) e após o desastre (2016-2018). O impacto foi investigado através da análise de quatro dimensões: (i) empresa [análise de relatórios financeiros e de sustentabilidade], (ii) academia [produção científica nacional sobre a Samarco], (iii) mídia [notícias disponíveis no Google Notícias] e (iv) sociedade [questionário respondido por 70 internautas brasileiros].
Foram analisadas quatro dimensões (empresa, mídia, academia e sociedade) sobre os efeitos do desastre na divulgação e reputação da Samarco. Na primeira, a expectativa era de aumento de 37% da capacidade produtiva, mas os Relatórios Financeiros (2015 e 2016) e o de Sustentabilidade evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca-se negativamente nos estados e países diretamente impactados. A ‘academia’, teve um aumento em 2016 com destaque negativo. A sociedade atribuiu nota média de 4,67 (nota máxima 10) à reputação da empresa em 2018, e houve um declínio nas notícias negativas.
A análise das quatro dimensões (organizacional, mídia, academia científica e sociedade) mostrou sinergia em seus resultados evidenciando que antes do desastre, a Samarco possuía reputação positiva; imagem de sucesso operacional; compromisso com a sustentabilidade e a sua divulgação; e empregabilidade e recolhimento tributário. No entanto, após o desastre ambiental, a situação se inverteu. Em 2015 e 2016, o Relatório de Sustentabilidade foi publicado de forma bienal prejudicando a qualidade da divulgação. E, os efeitos negativos também foram identificados na mídia, academia e sociedade.
Eugénio, T. (2010). Avanços na divulgação de informação social e ambiental pelas empresas e a teoria da legitimidade. Revista Universo Contábil, 6(1), 102–118. Lacaz, F. A. de C., Porto, M. F. de S., & Pinheiro, T. M. M. (2017). Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 42(9), 1–12. Thomaz, J. C., & Brito, E. P. Z. (2010). Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão. Revista de Administração Contemporânea, 14(2), 229–250.