Resumo

Título do Artigo

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Júlia de Oliveira Islabão
Universidade federal de Pelotas - Mestrado Profissional em Administração Pública Responsável pela submissão
2 - Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL - Faculdade de Administração e de Turismo
3 - Franco Goulart Knuth
-
4 - Luis Antonio Borges Teixeira
-

Reumo

A preocupação com as questões sociais e ambientais têm ganhado cada vez mais espaço e atenção por parte da sociedade, influenciando assim as ações de sustentabilidade praticadas pelas instituições (TAUCHEN ET AL, 2005). Para Almeida (2015), o Estado exerce papel importante, pois pode conscientizar a sociedade a adotar ações de sustentabilidade, devendo tornar-se um exemplo a ser seguido. Para tanto deve implantar em suas repartições, políticas que visem o desenvolvimento sustentável.
Destacando-se a obrigatoriedade no cumprimento e adequação à norma estabelecida e a busca pelo desenvolvimento sustentável, em um contexto, onde as ações de sustentabilidade devem ser estimuladas nas instituições, sobretudo nas instituições de ensino devido a sua importância na formação dos indivíduos, este estudo objetivou efetuar um diagnóstico quanto a Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, em 1972, abriu as discussões e despertou o interesse internacional pelo papel do ensino superior na promoção de um mundo sustentável. Os PLS são ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública (BRASIL, 2012).
Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Para a consecução dos objetivos foi realizada análise da página institucional da universidade, estudo documental do plano e entrevista com questionário semiestruturado com o responsável pelo PLS da UFSM, sendo realizada no mês de janeiro de 2019.
Identificou-se que a UFSM não possui uma política ambiental aprovada em seus órgãos superiores e implementou o PLS em 2013. Quanto ao processo de implementação a UFSM encontrou dificuldade em tornar o plano operacional por não atribuir responsabilidades de forma clara e pelas metas sem parâmetros estabelecidos na elaboração do documento.
Estudos voltados a implementação de normas como o PLS auxiliam outras instituições no processo de adesão a medidas sustentáveis.
Brasil. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrução Normativa Nº 10, de 12 de novembro de 2012.Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável de que trata o art. 16, do Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e dá outras providências. TAUCHEN, Joel; BRANDLI, Luciana Londero. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção,v.13, Nº 3, p.503-515, set./dez. 2006.