Resumo

Título do Artigo

Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Desincentivo ao Consumo - um estudo de caso da empresa Patagonia no varejo internacional
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Regina da Silva de Camargo Barros
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - USP Responsável pela submissão
2 - José Francisco de Camargo Barros Júnior
-

Reumo

Mais do que nunca, o termo desenvolvimento sustenta?vel esta? na moda, e isso faz com que no Brasil diversos segmentos sociais manifestem suas posições a respeito das ide?ias que têm sobre ele. Ao mesmo tempo, há autores que defendem que o consumo faz parte do desenvolvimento. A esse respeito, essa pesquisa concentrou-se em analisar a relação do Desenvolvimento Sustentável e o Consumo.
Essa pesquisa teve como objetivo investigar como empresas, sob uma governança corporativa, podem ter ações de sustentabilidade, que incentivem o consumo controlado (ou consciente) e contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Rattner (1991) aborda a relação do conceito de desenvolvimento sustenta?vel com condic?o?es de melhoria de vida para as populações, do ponto de vista social e econo?mico. Em oposic?a?o a?s estrate?gias de crescimento insustentável por razões morais e ambientais, o paradigma alternativo terá? que satisfazer as necessidades ba?sicas de todos e na?o so? das minorias, em todos os lugares e na?o somente nos po?los de crescimento, como um processo contínuo contra a expansa?o e contrac?a?o das economias de mercado contemporâneas.
bibliográfica exploratória para o levantamento de conhecimento científico na comunidade acadêmica acerca dos temas de Desenvolvimento Sustentável e Consumo. Através da revisão teórica realizada, é possível desenvolver um constructo que destaca a associação entre o desenvolvimento sustentável e o consumo. No intuito de verificar a aplicabilidade do constructo de pesquisa construído, a pesquisa aplicou o procedimento de estudo de caso
De acordo com o constructo desenvolvido para essa pesquisa, a empresa Patagonia se enquadra com práticas de desenvolvimento sustentável. Não somente no passado, atualmente a empresa e seu fundador acreditam, que vendendo produtos de alta durabilidade seus clientes não precisarão comprar roupas por um bom tempo. Essa prática se enquadra como ações de sustentabilidade. Como segundo quesito do constructo (consumo controlado), em 2011, a empresa publicou um anúncio de página inteira no tradicional jornal The New York Times com a instigante frase: “Não compre esta jaqueta, compre o que precisa".
Foi possível identificar que embora o conceito de desenvolvimento sustentável ainda não seja uma unanimidade entre teóricos e organizações, algumas organizações procuram praticar no dia a dia ações que promovam uma mudança social advinda tanto dos que praticam essas ações, como também pelos que usufruem algo delas.
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