Resumo

Título do Artigo

O POTENCIAL DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) E DO ARRANJO SOCIOPRODUTIVO DE BASE COMUNITÁRIA (APL.COM) EM BONITO-MS
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
1 - Mlton Cesar Gasparini de Andrade Junior
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAR
2 - FERNANDA SAPIA SILVA
-
3 - João Pedro Ferraz Zanetoni
-
4 - Geraldino Carneiro de Araújo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - ESAN Responsável pela submissão

Reumo

O contexto atual do turismo demonstra a urgência de quebra do modelo vigente em que suas atividades econômicas estão correlacionadas a um sistema político-operacional que liquida os recursos naturais e despreza as comunidades locais (MENDONÇA, 2009). Diante disto, é preciso construir uma economia que considere os impactos sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos, produzindo um modelo menos excludente (SAMPAIO, 2008). Como alternativa para atenuar as inconveniências do modelo tradicional de turismo, é indicado o Turismo de Base Comunitária (TBC).
Derivado do TBC, o Arranjo Socioprodutivo de Base Comunitária (APL.COM) apresenta sua proposta estruturada por meio da promoção de autonomia econômica dos trabalhadores locais. Diante deste contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar sob a perspectiva dos atores do Arranjo Produtivo Local (APL) do turismo de Bonito-MS, o potencial do TBC e do APL.COM.
O TBC surge em meio a um modelo turístico desigual e excludente, que marginaliza atores de sua própria história. Ele se baseia na relação dialética entre turista e comunidade receptora, em que ambos cooperem para construção de ações, que amparem um modelo de desenvolvimento participativo (SAMPAIO, 2008). Com ênfase associativa comunitária, nasce o APL.COM, que se sustenta sob a perspectiva da economia solidária, defendendo a existência da solidariedade na economia e dos direitos iguais entre os que se associam para financiar, comercializar, produzir ou consumir mercadorias (SINGER, 2002).
A pesquisa de caracteriza como descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo de caso em Bonito-MS, que possui um APL estruturado. A coleta de dados se deu por meio de entrevista com sete atores do APL. Foram levantadas cinco categorias de análise, considerando a teoria e o contexto. Os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo.
A comunidade foco desta pesquisa se organiza por meio de associações, ordenadas de acordo com o segmento dos empreendimentos participantes. Cada associação possui reuniões específicas, para tratar de assuntos relacionados a seu segmento. O desenvolvimento do turismo no âmbito de um arranjo socioprodutivo encontra condições favoráveis no município; todavia é preciso fortalecer diversos aspectos apresentados no estudo, aliado a construção de um pensamento mais coletivo e participativo entre os membros do APL e toda a comunidade.
Estre trabalho possibilitou vislumbrar aspectos relacionados ao potencial de desenvolvimento de um APL.COM, por meio da identificação dos elementos chaves do TBC, no município de Bonito-MS, analisados sob a perspectivas de membros do APL existente na região. Partindo da avaliação processual e dos resultados obtidos por meio da experiência com os atores supracitados, é possível identificar que diversos elementos já integram o atual modelo turístico, favorecendo a criação de uma APL.COM, todavia outros carecem de farto afinco para seu desenvolvimento.
MENDONÇA, T.C.M. Turismo socialmente responsável da Prainha do Canto Verde: uma solução em defesa do local herdado. In: BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G; BURSZTYN, I. (Orgs.). Turismo de base comunitária: Diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009. p. 289-301. SAMPAIO, C. A. C.; ALVES, F. K.; FALK, V. C. V. Arranjo socioprodutivo de base comunitária: interconectando o turismo comunitário com redes de comércio justo. Turismo, Visão e Ação, v. 10, n. 2, p. 244-262, 2008. SINGER, P. Introdução à economia solidária. Fundação Perseu Abramo, 2002.