Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E AGROECOLOGIA NO CAMPO DE ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Olívia Prado Schiavon
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração - Campus Botânico Responsável pela submissão

Reumo

Economia Circular e Agroecologia são temas e campos de estudos que se intercalam na visão holística que ambos apresentam dos sistemas socioeconômicos voltados para a transição sustentável. Neste sentido, estão interligados aos estudos da Sustentabilidade e da Ecologia. Porém, ambos vão além das questões ecológicas e de preservação natural, tratando de temas como utilização de recursos, gestão, consumo, etc. Diversos questionamentos surgem em relação a interligação entre os temas, e como o campo da administração está envolvido na discussão. Além disso, vê-se a necessidade de avançar o estudos.
Neste artigo buscou-se investigar, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), como a Economia Circular e a Agroecologia vem sendo abordadas em conjunto nos estudos. Após esta primeira identificação geral dos artigos, buscou-se verificar o que vem sendo abordado dentro deles referente as áreas da administração, gestão e economia. Por fim, buscou-se identificar onde os temas se intercalam, e quais caminhos os estudos futuros podem tomar.
A fundamentação teórica apresentada na introdução traz o estado-da-arte das premissas destes temas interligando-as. Economia Circular (EC) é um tema que vêm sendo abordado com mais representatividade dos anos de 2015 para cá, buscando avançar das definições de senso comum para conceitos e frameworks científicas. Destaca-se a instituição Ellen McArthur Foundation que fomenta pesquisas sobre o tema. A EC tem origem nos princípios 3R (redução, reuso e reciclagem). Voltado a estas questões ambientais, e as socioeconômicas a Agroecologia busca compreender e analisar os agroecossitemas sustentáveis.
A metodologia utilizada para atingir os objetivos foi baseada na Revisão Sistemática de Literatura proposta por Fink (2014). A condução desta RSL foi realizada de forma objetiva. Delimitou-se as bases científicas para identificação de literaturas (artigos e revisões): Scopus, Esmerald Insight e Web of Science. Os termos utilizados para pesquisa nas bases foram: Agroecologia e Economia Circular. Foram determinados critérios de filtragem e identificados 6 artigos para análise aprofundada, que contou com o auxílio do software de análise textual Iramuteq.
A análise das literaturas selecionadas iniciou com a leitura e resumo dos textos. Contou também com o auxílio do software de análise textual, onde buscou-se relacionar os termos Economia, Circular e Agricultura e identificar os trechos abordados nos artigos. Além disso, verificou-se os termos recorrentes que se relacionaram com os principais da pesquisa. Na sequência identificou-se temas os quais basearam a sequência da análise aprofundada dos textos: (1) transição agrícola sustentável, sistemas e modelos agroalimentares; (2) economia agrocircular, gestão e desenvolvimento.
O presente artigo buscou investigar como os temas da Economia Circular e da Agroecologia vem sendo abordados em conjunto em estudos de bases científicas. Destaca-se a interdisciplinaridade como um dos pontos principais emergente da análise dos artigos. Ao interligar os temas com o campo de estudos da Administração e Gestão verificou-se diversidade de pautas e aderência entre as diferentes abordagens para os estudos futuros como: Gestão Ecológica, Gestão da Sustentabilidade, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia, Relações de Poder, Estratégia, Redes, Agência, dentre outros.
FINK, A. Conducting research literature reviews. 4. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014. GLIESSMAN, S. Transforming food systems with agroecology. Agroecology and Sustainable Food Systems, v. 40, n. 3, p. 187–189, 2016. GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy - a new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, 2017. TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509–533, 1997.