Resumo

Título do Artigo

Práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e o modelo de negócios: uma análise a partir do porte de empresas industriais
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
2 - Rodrigo Reis Favarin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração Responsável pela submissão
3 - Liara de Oliveira Müller
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
4 - Aldenize jesus de lima
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
5 - Renata Salbego Anhalt
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração UFSM

Reumo

A natureza produtiva da indústria está relacionada a uma série de impactos socioambientais negativos decorrentes do processo de transformação de matérias-primas em produtos. Nesse sentido, torna-se imperativo para o setor industrial um engajamento em prol da sustentabilidade no desenvolvimento de novos produtos, processos, práticas de gestão e modelos negócios. O comportamento das empresas no que tange a adoção de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e o modelo de negócios pode estar relacionado a algumas características organizacionais, como o porte.
Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as diferenças no que se refere à adoção de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e o modelo de negócios de empresas industriais, quando considerado o porte empresarial.
As inovações sustentáveis estimulam o aprendizado de novas práticas, envolvem o trabalho com diferentes componentes do conhecimento como novas tecnologias, mercados, condições ambientais e regulamentações, e com isso, substituem antigas práticas por novas abordagens (SEEBODE, JEANRENAUD; BESSANT, 2012). Bocken et al. (2014) vai além destes conceitos, para os autores, a inovação no modelo de negócios sustentável envolve a “maneira de fazer negócios”, que se torna um projeto pouco mais ambicioso do que inovar apenas nos processos, produtos e/ou serviços.
A presente pesquisa se caracteriza como quantitativa e tem natureza descritiva. O estudo foi realizado por meio de uma survey. O modelo conceitual desenvolvido é definido a partir das práticas de inovação sustentável, do modelo de negócios e do porte. A amostra é constituída por 104 empresas industriais brasileiras. Obteve-se um retorno de 104 questionários. Os dados foram coletados no período de coleta de julho de 2018 a maio de 2019. Os dados foram tabulados e analisados com o auxílio dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences – SPSS.
Comparando a adoção de práticas de gestão para a sustentabilidade, de acordo com o porte empresarial, o teste de Mann-Whitney mostrou-se significativo para três variáveis analisadas, indicando que as empresas de maior porte apresentam um nível superior de adoção de práticas de gestão para a sustentabilidade ao daquelas de menor porte, em relação a normas que orientam o comportamento dos funcionários para práticas sustentáveis; o envolvimento dos colaboradores em ações que visem a promoção da sustentabilidade; e práticas de comércio justas e que incorporem a utilização de produtos orgânicos.
A partir dos resultados do teste Mann-Whitney é possível concluir que as empresas de maior porte apresentam um nível superior de adoção de práticas de gestão para a sustentabilidade ao daquelas de menor porte, em relação aos seguintes aspectos: normas que orientam o comportamento dos funcionários para práticas sustentáveis na organização; o envolvimento dos colaboradores em ações que visem a promoção da sustentabilidade; e práticas de comércio que sejam justas e incorporem a utilização de produtos orgânicos.
KLEWITZ, J.; HANSEN, E. G. Sustainability-oriented innovation of SMEs: a systematic review. Journal of Cleaner Production, v. 65, p. 57-75, 2014. BOONS, F.; LÜDEKE-FREUND, F. Business models for sustainable innovation: state-of-the-art and steps towards a research agenda. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 9-19, 2013. KIRON, D.; KRUSCHWITZ, N.; REEVES, M.; GOH, E. The Benefits of Sustainability-Driven Innovation. MIT Sloan Management Review, v. 54, n.2, p. 69-73, 2013. TARAN, Y.; BOER, H.; LINDGREN, P. A business model innovation typology. Decision Sciences, v. 46, n. 2, p. 301-331, 2015