Resumo

Título do Artigo

Empresas sociais: reflexões teóricas acerca de sua criação por comunidades de economias emergentes.
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Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - Gelciomar Simão Justen
Universidade Federal do Paraná - Responsável pela submissão
2 - Andréa Paula Segatto
Universidade Federal do Paraná - Universidade Federal do Paraná

Reumo

Nas comunidades dos países em desenvolvimento, existem déficits de ordem tanto social quanto ambiental, o que requer medidas para combatê-los. Para tanto, apresentam-se diversas formas de ações, dentre elas as filantrópicas a partir de outros atores, especialmente empresas privadas. Todavia, para que tais ações possam surtir efeitos, é necessário fomentar, também, o protagonismo de organizações da sociedade civil, viabilizando o desenvolvimento sustentável.
Como surgem as empresas sociais no contexto das comunidades em economias emergentes? Para responder tal questionamento, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o surgimento de empresas sociais a partir de iniciativas de comunidades localizadas em economias emergentes, a partir de pesquisas científicas já realizadas e suas reflexões.
As empresas sociais surgem em contextos desarmônicos, ou seja, quando se apresentam lacunas sociais que geram impacto negativo nas comunidades. Elas lidam com esses problemas sociais, desenvolvendo e empregando os recursos disponíveis no contexto. As empresas que emergem no seio dos problemas sociais, possuem forte conexão com a comunidade expressar o desejo de servi-la, especialmente se for capaz de suprir as lacunas que o Estado não consegue atender (ANDERSON; DANA; DANA, 2006; MURPHY; SMOTHERS; NOVICEVIC; HUMPHREYS; ROBERTS; KORNETSKYY, 2018).
Artigo teórico a partir de pesquisas em bases de dados.
O surgimento de empresas sociais nas comunidades de economias emergentes acontece a partir de fatores inerentes a realidade social vivenciada pelos atores, que podem contribuir ou dificultar o processo. Diante disso, surgem manifestações empreendedoras por parte da comunidade, visando a solução de seus problemas. A comunidade organiza e explora os recursos disponíveis, articula parcerias e avança na criação de uma organização capaz de gerar valor social e promover a mudança social, interferindo no ambiente socioeconômico local, suavizando os impactos decorrentes dos problemas sociais.
As empresas sociais que surgem nas comunidades das economias emergentes, por suas iniciativas, criam valor social ao passo que contribuem para amenizar os problemas inerentes à realidade local, como os mencionados anteriormente. Tendo o valor social presente, a comunidade passa a perceber os resultados de seus esforços por meio da mudança social, sendo motivada a continuar empenhada para criar meios de melhorar o seu contexto, engajando seus atores e fortalecendo seus laços de parcerias em iniciativas capazes de promover a mudança social e o desenvolvimento local.
ANDERSON, R.B; DANA, L.P; DANA, T.E. Indigenous land rights, entrepreneurship, and economic development in Canada: "Opting-in" to the global economy. Journal of World Business 41 (2006) 45–55. COMINI, G.M. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. Tese (Livre Docência), Universidade de São Paulo – São Paulo, 2016. ILAC, Emerald Jay D. Exploring social enterprise leadership development through phenomenological analysis. Social Enterprise Journal, Vol. 14 No. 3, 2018, pp. 268-288.