Resumo

Título do Artigo

Principais efeitos das mudanças climáticas nas ilhas do oceano Pacífico e propostas para mitigá-los
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luísa Schiavon de Araújo
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia Química Responsável pela submissão

Reumo

O aquecimento global já tem mostrado seus efeitos em todas as partes do mundo. O derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, o aumento da intensidade de desastres naturais, a extinção de espécies da fauna e flora, dentre outros [1]. Para que o mundo lide melhor com as ameaças causadas pelo aumento das temperaturas, são necessários ainda mais estudos voltados a essa temática. Porém, nota-se uma certa falta de literatura quando se pensa em: (i) países insulares do Oceano Pacífico; e (ii) medidas práticas para mitigar e prevenir efeitos diretos na vida das pessoas hoje.
Almeja-se com este artigo identificar pontos urgentes de ação e propor uma lista (não exaustiva) de soluções para tratamento do problema, de forma a contribuir para a adoção de práticas sustentáveis nas ilhas do Pacífico no combate às mudanças climáticas. As perspectivas para o futuro do planeta são graves e, paralelamente às decisões e investimentos de demorada implementação, precisa-se de soluções preventivas para garantir um futuro mais seguro para as gerações presentes e futuras.
Os países insulares são onde mais se é possível sentir os efeitos das mudanças climáticas no planeta atualmente [2].Um marco que chamou a atenção para essa parte do mundo,muitas vezes negligenciada pelas mesas de discussão de política internacional, foi a conferência COP23 (Conference of Parties,em inglês). Assim, esse artigo baseou-se na extensa pesquisa na literatura feita e,a partir disso,aplicou-se à essa temática a visão pragmática de engenheira para contribuir com estratégias para a sustentabilidade.
Para identificação dos tópicos a serem tratados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, considerando artigos científicos com diferentes pontos de vista de diversas áreas sobre as consequências das mudanças climáticas no Oceano Pacífico. Além disso, para a proposição de soluções aos problemas identificados,valeu-se também de indicadores para a medida da evolução das ações. Assim, junto às sugestões expostas, apresentaram-se também meios de acompanhar sua aplicação no cotidiano. Os indicadores apresentados foram pesquisados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (sigla SDGs, em inglês).
Considerando a situação regional econômica e social nas ilhas do Pacífico, as soluções imediatas para a mitigação dessas mudanças não são as mesmas adotadas pelos países mais desenvolvidos e devem ir além da simples adoção de tecnologias robustas. Além disso, é possível analisar os efeitos das mudanças climáticas nas ilhas do oceano Pacífico sob diversas óticas. Neste artigo, escolheu-se três dos principais fatores que afetam a sustentabilidade local: acesso à água potável, segurança alimentar e biodiversidade.
Espera-se que as soluções propostas possam contribuir, cada uma à sua escala de impacto, para uma melhor preparação às adversidades encontradas nas ilhas do oceano Pacífico afetadas pelas consequências das mudanças climáticas. De acordo com os relatórios feitos por órgãos científicos como o IPCC[3] (Intergovernmental Panel on Climate Change, em inglês), a alteração na Terra tal como conhecemos hoje está fadada a acontecer (em menor ou menor escala). Assim, a adaptação a um novo clima mundial será feita de forma mais humana e gradual se for feita de forma preventiva.
[1] YANG J., LINDBERGH S., HE Y., D. RADKE J. Climate-related uncertainties in urban exposure to sea level rise and storm surge flooding: a multi-temporal and multi-scenario analysis. Cities. Volume 92, Pgs 230-246 [2] CO23. How Fiji is affected by Climate Change. Disponível em: "https://cop23.com.fj/fiji-and-the-pacific/how-fiji-is-affected-by-climate-change/".Último acesso: 26/08/2019. [3] IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change.Global warming of 1,5oC. Disponível em: “https://report.ipcc.ch/sr15/pdf/sr15_spm_final.pdf”. Último acesso: 19/08/2019.