Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIAS AMBIENTAIS NO TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUAL DA INDÚSTRIA DE CARNE BOVINA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - DÉBORA OLIVEIRA DE SOUZA
Centro Universitário FEI - CAMPUS SÃO PAULO Responsável pela submissão
2 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Centro Universitário FEI -

Reumo

A indústria de processamento de carne bovina é uma das maiores consumidoras de água doce entre processamento de alimentos e bebidas (SENA et al., 2009), gerando um valor significativo com cerca de 2.000 m3 de águas residuais (BUSTILLO-LECOMPTE; MEHRVAR, 2015). O setor apresenta uma das principais fontes da poluição orgânica que conduz em larga medida à degradação do meio ambiente (BOHDZIEWICZ; SROKA, 2005; CHINDE et al., 2014). Incentivos para o uso de tecnologias que minimizem o consumo da água, representam uma economia de custos e uma menor dependência dos recursos hídricos (FAO, 2013).
O objetivo foi realizar um levantamento na literatura para analisar os principais impactos ambientais do consumo de água na indústria de carne bovina e discutir as tecnologias de tratamento de água residuais que reduzem o consumo e os impactos. A questão de pesquisa é: como as tecnologias de tratamento de águas residuais reduzem o consumo e os impactos ambientais na indústria de processamento de carne bovina?
Métodos de tratamento de água residual da indústria de carne são semelhantes às tecnologias atuais usadas em águas residuais municipais e podem incluir tratamento preliminar, primário, secundário e até terciário (BUSTILLO-LECOMPTE; MEHRVAR; QUIÑONES-BOLAÑOS, 2013). O reaproveitamento de água tratada, oferece benefícios socioeconômicos e ambientais. O sistema de irrigação de águas residuais tratadas revela benefícios na produtividade das culturas com redução de até 50% na dose de fertilizante nitrogenado e reposição de 100% da evapotranspiração da cultura (RODRÍGUEZ et al., 2013).
Pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, em principais periódicos que tratam dos impactos ocasionados pela indústria de carne bovina, assim como as principais tecnologias de mediação para a redução destes impactos ocasionados pelo setor. Este estudo, classifica-se como exploratório por ter identificado poucas abordagens sobre o tema, e caracterizada como descritiva pela análise e interpretação das publicações pesquisadas e analisadas
A implementação do processo combinado, tais como o físico-químico com o biológico é benéfico, em termos de operação e economia no tratamento de água residual (AHN et al., 2007; BAZRAFSHAN et al., 2012), uma vez que une o benefício de diferentes tecnologias para melhorar a gestão de águas residuais industriais de alta resistência (CAO; MEHRVAR, 2011; BUSTILLO-LECOMPTE et al., 2014).
Nota-se um atraso no setor em relação às novas tecnologias ambientais, pois ainda são utilizados métodos tradicionais como tratamento primário e secundário. Se faz necessário a utilização de tratamentos que diminua principalmente o consumo elevado de água na indústria de carne bovina, pois as tecnologias de tratamento são escolhidas considerando os custos envolvidos no processo sem priorizar os impactos ambientais. Recomenda-se para estudos futuros pesquisas empíricas para verificar os tratamentos de águas residuais em indústrias de processamento de carne em países em desenvolvimento.
BUSTILLO-LECOMPTE, C. F.; MEHRVAR, M. Slaughterhouse wastewater characteristics, treatment, and management in the meat processing industry: a review on trends and advances. Journal of Environmental Management, London, v. 161, p. 287- 302, 2015. BOHDZIEWICZ, J.; SROKA, E. Treatment of wastewater from the meat industry applying integrated membrane systems. Process Biochemmintry, Reino Unido, n. 40, p. 1339–1346, 2005.