Resumo

Título do Artigo

ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO ENGEMA DE 2014 A 2018
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
1 - Antônia Amanda Alves Pereira Moreira
Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí Responsável pela submissão
2 - HENRIQUE CESAR MELO RIBEIRO
Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí
3 - Magna da Silva Vilanova Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Campus Ministro Reis Velloso
4 - Matheus Morais Bruno
Universidade Federal do Delta do Parnaíba - Administração
5 - ROSANY CORREA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI - Universidade Estadual do Piaui

Reumo

A principal finalidade da ciência é perceber e entender os fenômenos da natureza. A produção científica é um meio de buscar novos conhecimentos e soluções para os problemas que permeiam o dia-a-dia das pessoas, proporcionando a satisfação das necessidades humanas. No Brasil, com a expansão dos cursos de pós-graduação em administração e o exercício de maior pressão pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) foram estimulados mais ainda a produção acadêmica. Fortalecendo esse avanço surge o Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente [ENGEMA].
O presente estudo tem a seguinte questão de pesquisa: Qual o perfil e as características da produção científica do congresso ENGEMA durante o quinquênio 2014 a 2018? Procurando responder a referida indagação o presente estudo tem como principal objetivo, investigar o perfil e as características da produção científica do congresso ENGEMA durante o quinquênio 2014 a 2018.
Os trabalhos selecionados para o evento tratam com propriedade temas atuais, contribuindo dessa forma para enriquecer o repertório de conhecimento sobre a gestão ambiental concernente a diferentes problemas e setores econômicos.
A metodologia adotada para a realização da pesquisa se constitui como uma pesquisa quantitativa com forma de análise bibliométrica através do estudo dos artigos publicados durante o quinquênio 2014 a 2018 no ENGEMA.
Ao analisar os dados obtidos é possível notar a grandeza e importância do evento para o Brasil. Em cinco anos foram 1.626 artigos científicos publicados com 5.120 participações nos trabalhos apresentados no congresso das mais variadas regiões do país.
Portanto, conclui-se que através do congresso e seus achados os temas voltados para a sustentabilidade passaram as ser debatidos de forma abrangente através dos artigos publicados e do espaço de debate que o evento proporciona no decorrer de suas edições e assim as pessoas passam a adquirir uma consciência ambiental necessária na atualidade.
CORRÊA, Rosany; RUIZ, Mauro Silva; RIBEIRO, Henrique César Melo. The International Journal of Conflicts Management: Uma Análise da Produção Acadêmica à Luz da Bibliometria de 2003 a 2012. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v.3, n. 4, p. 1-19, 2013. DROESCHER, Fernanda Dias; SILVA, Edna Lucia da. O pesquisador e a produção científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.1, p.10-189, 2014.