Resumo

Título do Artigo

OPEN INNOVATION E DESEMPENHO INOVADOR E SUSTENTÁVEL: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Kamila Frizzo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Responsável pela submissão
2 - Clandia Maffini Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Pós Graduação
3 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
4 - Carlos Rafael Röhrig da Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM
5 - Cristina Izabel Moraes Bolzan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As inovações apresentam-se como elementos necessários nas estratégias corporativas por várias razões, tais como, aplicar processos de fabricação mais produtivos, atuar melhor no mercado, buscar reputação positiva na percepção dos clientes, obter vantagem competitiva sustentável, entre outros (GUNDAY et al., 2011). Sendo assim, a inovação consiste no motor que gera o desenvolvimento das organizações à medida que estas, inseridas em um mercado dinâmico e competitivo, dependem da geração de novas ideias que resultem em um desempenho superior e em vantagens competitivas.
Diante do exposto elaborou-se o pressuposto que serviu como base para a análise do estudo: as práticas de gestão de OI estão associadas ao desempenho inovador e sustentável na empresa industrial do setor de educação e saúde. O estudo se propõe a analisar as práticas de gestão de OI e a sua associação ao desempenho inovador e sustentável.
No processo de OI, as empresas utilizam ideias externas de forma semelhante ao modo como usam ideias geradas internamente, além de se valerem de caminhos de entrada e saída de informação para o mercado, na tentativa de aperfeiçoar sua tecnologia e de criar e capturar valor empresarial (CHESBROUGH, 2003). Assim, a inovação ocorre por meio da exploração da difusão do conhecimento fora da P&D interna da empresa a fim de aprimorar a sua tecnologia, aumentando a sua produtividade em pesquisas e no desenvolvimento de outras atividades (CHESBROUGH, 2006).
A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa e natureza exploratória, conduzida por meio de um estudo de caso.
Os resultados evidenciam que o nível de estruturação da gestão de fontes externas de informação tecnológica varia de acordo com a necessidade e a demanda específica da empresa. Os achados sugerem, ainda, que, a partir da conectividade com as fontes externas e do atendimento aos critérios sustentáveis, a empresa passou a obter desempenho inovador por intermédio do desenvolvimento de novos produtos e processos e de algumas ações pontuais em marketing e organizacionais, bem como desempenho sustentável.
Com base em tais resultados, é possível confirmar o pressuposto de que as práticas de gestão de OI estão associadas ao desempenho inovador e sustentável na empresa industrial do setor de educação e saúde.
_________________. Modelos de Negócios Abertos: como prosperar no novo cenário da inovação. Porto Alegre: Bookmn, 2012. _________________. The Future of Open Innovation, Research-Technology Management, v. 60, n. 6, p. 29-35, 2017. CHESBROUGH, H.; CROWTHER, A. K. Beyond high tech: early adopters of open innovation in other industries. R&D Management, v. 36, n. 6, p. 229-236, 2006.