Resumo

Título do Artigo

Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
Abrir Arquivo

Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tadeu Souza
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração
2 - Samuel Carvalho De Benedicto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
3 - Sueli do Carmo Bettine
PUC Campinas - Mestrado em Sustentabilidade
4 - Luiz Henrique Vieira da Silva
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração Responsável pela submissão

Reumo

A sustentabilidade tem ganhado destaque como uma tática interessante para a manutenção e crescimento das organizações, tanto por introduzir inovação e realinhamento de estratégias, quanto pela criação de uma imagem positivamente responsável do ponto de vista socioambiental. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), essa premissa naturalmente é mantida, até mesmo naquelas de caráter comunitário. Diante desse contexto, os Relatórios de Sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. Um dos RS mais difundidos é a GRI, que será abordada.
Quais as possíveis práticas de sustentabilidade, baseadas nas diretrizes da GRI, podem ser evidenciadas em uma IES Comunitária? Quais as contribuições que essas diretrizes podem dar às IES na elaboração de um relatório de sustentabilidade? A fim de responder estas indagações, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no interior do estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de elaboração e implantação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes desenvolvidas pela GRI.
Um RS pode ser definido como um documento anual produzido voluntariamente pela empresa após um esforço de “auditoria interna” para mapear seu grau de sustentabilidade. Essa “auditoria” busca entender a gestão da ação e avaliá-la, conforme critérios ambientais, sociais, econômicos e inclusive de governança (INSTITUTO ETHOS, 2014). Além disso, mostra-se uma vantajosa ferramenta operacional, como plataforma orientadora para as mudanças, possibilitando estabelecer objetivos e metas, transformações operacionais e reunir informações que podem influenciar na política, na estratégia e nas operações.
Quanto à abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Tratando-se dos procedimentos, esta se enquadra como uma pesquisa documental, pois buscou analisar diversos relatórios publicados por Instituições de Ensino Superior brasileiras, os quais serviram como Benchmarking e, na sequência, buscou-se alinhar as diretrizes estabelecidas pela cartilha GRI ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade estudada. Quanto à dimensão do tempo, a pesquisa se caracteriza como transversal. E a análise de conteúdo foi eleita como técnica de análise de conteúdo.
O estudo revela que a IES estudada pode elaborar o seu Relatório de Sustentabilidade conforme instruções da cartilha GRI. No entanto, para que isso se concretize, são necessárias algumas ações, descritas no estudo. Também, foi desenvolvido um modelo de Relatório de Sustentabilidade, à luz das diretrizes da GRI, voltado especificamente à atuação de uma Instituição de Ensino Superior de grande porte localizada na Região Metropolitana de Campinas. Este modelo contempla as dimensões Ambiental, Econômica e Social, que compõem o Triple Bottom Line, cunhado por Elkington (2012).
Depreende-se que, ao elaborar o seu próprio Relatório, a IES poderá gerar valores, aumentando as chances de fidelização junto ao mercado e realizando comparação de desempenho junto às outras IES. Além disso, essas instituições carregam uma importante responsabilidade na mudança de atitudes e pensamentos frente às problemáticas da sustentabilidade, tanto locais quanto globais. Com a reconstrução da vida e da práxis universitária, a disseminação dessas práticas pode se desdobrar em efeitos educativos, que auxiliarão os futuros cidadãos e profissionais na construção de um mundo melhor.
ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais de garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2012. INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social. Indicadores ETHOS de Responsabilidade Social. 2014. Disponível em: http://www.ethos.org.br. Acesso em: 17 jul. 2019.