Resumo

Título do Artigo

ODS no tabuleiro: reflexões sobre educação para o desenvolvimento sustentável através de jogos comerciais
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Flavio Pinheiro Martins
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Responsável pela submissão
2 - Júlio César Borges
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)
3 - Fernanda da Rocha Brando Fernandez
Departamento de Biologia, Faculdsde de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da USP - FFCLRP-USP
4 - Lucas Amaral Brito de Araújo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto
5 - Adriana Cristina Ferreira Caldana
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Psicologia

Reumo

As questões socioambientais requerem ação conjunta entre diversos atores em um cenário no qual a educação para a sustentabilidade ocupa um papel chave na interface entre agentes, projetos e programas. Não obstante, os modelos educacionais convencionais não tem atendido as demandas das gerações atuais ao que, perspectivas pedagógicas centradas no aluno, tais como as abordagens gamificadas, podem ser valiosas ferramentas para a pauta do desenvolvimento sustentável, em específico sob a modelagem dos objetivos propostos na Agenda 2030.
Existe uma constante demanda por alterações dos modelos de ensino e aprendizagem, em especial por abordagens centradas no aluno. Concomitante a isso, a pauta do desenvolvimento sustentável cresce em importância, ganha tração e demandas lideranças capazes de implementar mudanças. Nesse cenário, nossa proposta, tem por objetivo explorar, pela lente do desenvolvimento sustentável, as possibilidades de ensino e aprendizagem na adaptação de dinâmicas dos jogos comerciais de tabuleiro ao modelo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Alunos e professores concordam que os jogos podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades como pensamento estratégico, planejamento, comunicação, negociação, tomada de decisão coletiva e manuseio de dados, ainda podem estimular a criatividade, concentração e confiança. O ensino da sustentabilidade através de jogos tem aderência por seu potencial interdisciplinar e capacidade de adaptar-se a estrutura-se pré-existentes. O uso de jogos presentes na cultura popular facilita seu funcionamento como ligação entre os modelos pedagógicos legados e as necessidades emergentes da pauta socioambiental.
Os jogos de tabuleiro foram selecionados por meio de consulta em literatura cinza para identificação de jogos culturalmente aceitos e validados pelo mercado. Ao que foram submetidos ao espelhamento por palavras-chaves presentes nos ODS e, posteriormente, avaliados por especialistas para a elaboração de sugestões de aplicação dos jogos em uma perspectiva de atendimento aos pressupostos do desenvolvimento sustentável por meio da adaptação das dinâmicas existentes.
Da comparação de duas bases de literatura cinza 31 títulos aparecem em ambas.. Na associação qualitativa aos ODS por meio de palavras-chave, destes 31 títulos, 12 não apresentaram-se conectados com nenhum ODS, assim como os Objetivos de número 1, 4, 5, 6, 10 e 14 não foram associados a nenhum jogo. Os ODS que apresentaram o maior número de associações foram o 2, 12, 16 e 17. Entre os jogos, os títulos com maior número de conexões estão Pandemic Legacy, Terraforming Mars e Power Grid.
As abordagens gamificadas da sustentabilidade representam alternativas para integração de conceitos através de práticas de ensino centralizadas no estudante. O elo emocional , um dos pilares da gamificação, pode ser especialmente beneficiado pelo uso de jogos comerciais disponíveis no mercado e validados culturalmente. Professores e instrutores podem assim concentrar seus esforços na adaptação das dinâmicas em detrimento do desenvolvimento de mecânicas dos jogos.. Seu uso, quando orientado por uma abordagem pedagógica adequada é promissor para o avanço da pauta.
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