Resumo

Título do Artigo

CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lívia Soares Lima da Cunha
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Betanea
2 - Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú
3 - Clayton Robson Moreira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Campus Pedro II
4 - Joelma Leite Castelo
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC Responsável pela submissão

Reumo

Serao et al. (2017) analisaram o nível de valorização do tema responsabilidade social em cursos de Administração, no estado do Rio de Janeiro. Constatou-se que o baixo envolvimento de estudantes em entidades sociais está associado à pouca valorização das entidades sociais pelas IES. Percebe-se a importância de aprofundar o conhecimento sobre a responsabilidade social sob a ótica de estudantes, constituindo-se papel de auxiliar os gestores acerca da responsabilidade social. Neste contexto, os contadores possuem papel fundamental no auxílio da tomada de decisões.
Considerando as disposições anteriores, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Qual o nível de conhecimento dos estudantes de ciências contábeis sobre Responsabilidade Social? Sendo assim, o objetivo principal deste estudo é identificar o nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre a Responsabilidade Social.
Referente à Responsabilidade Social, existem diversos estudos. No entanto, não foram identificadas pesquisas que objetivassem discernir o nível de conhecimento sobre responsabilidade social dos estudantes de contabilidade. Diante disso, retratam-se os estudos anteriores encontrados que se relacionam ao tema trabalhado (WISSMANN E BREIER, 2011; GONZAGA ET. AL., 2012).
O presente estudo se enquadra como de natureza quantitativa com abordagem descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de um questionário, que foi dividido em duas partes: perfil do respondente e conhecimento sobre responsabilidade social. Foram escolhidos para o presente estudo os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que tem sede em Sobral, no estado do Ceará, levando em consideração a acessibilidade e praticidade do recolhimento das informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa.
Dentre os indicadores analisados de responsabilidade social (valores, transparência e governança, público interno, fornecedores e consumidores e clientes), observou-se que aproximadamente 78% dos alunos entendem que a adoção de uma postura clara e transparente é uma prática de RS, sendo esse o indicador mais conhecido entre os alunos. Cerca de 70% dos alunos compreendem que a boa relação com os sindicatos e trabalhadores, o cuidado com a seleção de fornecedores e o conhecimento e o gerenciamento de danos potenciais de produtos são práticas de responsabilidade social.
Conclui-se que, de forma geral, os alunos do curso de ciências contábeis da UVA, apesar de terem afirmado inicialmente que não estão familiarizados com o tema de responsabilidade social, possuem um bom nível de conhecimento sobre o assunto, seus indicadores e seu principal instrumento de divulgação, o Balanço Social. Além disso, a inclusão da disciplina de Responsabilidade Social no curso de ciências contábeis é um fator positivo, posto que aumenta o conhecimento dos alunos sobre o tema, mostrando a importância do mesmo para os futuros profissionais.
GONZAGA, F. M.; LIMA, L. A. S.; REBELO, L. M. B.; SOUZA, W. A. R. O Balanço Social e a Responsabilidade Social nas Empresas Brasileiras: Avaliação em Empresas de Capital Aberto. In: Convibra Administração. 2012. Anais... 2012. WISSMANN, M.A; BREIER, R.J. Responsabilidade Social e Ambiental: Um Levantamento Do Nível de Conhecimento, Ações Desenvolvidas e Expectativas Das Indústrias De Marechal Cândido Rondon – Pr. Ciências Sociais Aplicadas em Revista - UNIOESTE/MCR - v. 11 - n. 21 - 2º sem. 2011 - p. 171 a 187, 2011