Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DE VALOR: Uma analise da empresa Natura S.A.
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Maria Joice Cavalcante Ferreira
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Ciências Contábeis
2 - ISRAEL LUCAS DE OLIVEIRA AGUIAR
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - CCSA - Campus Betania Responsável pela submissão

Reumo

Responsabilidade Social Corporativa - RSC vem se tornando um assunto muito discutido durante os últimos anos. A preocupação com a sustentabilidade e o desenvolvimento social dentro das empresas atualmente vem se tornando cada vez mais um ponto diferencial benéfico na busca das melhores praticas (ALTENFELDER 2004). Maia (2005) descreve que a RSC não é apenas um instrumento que serve como a busca de boa reputação empresarial, também contribui para a melhoria de qualidade de vida das próximas gerações das pessoas que estão envolvidas com a entidade de maneira direta ou indiretamente.
Busca-se neste trabalho responder a seguinte problemática de estudo: Qual a correlação entre o tamanho da empresa Natura e o índice de sustentabilidade Dow Jones Index agregando valor a RSC? O objetivo deste estudo é verificar a correlação entre o tamanho da empresa natura e o índice de sustentabilidade da bolsa de Nova York Dow Jones. Nesse sentido, esse estudo será relevante para mostrar esse lado positivo da empresa Natura quanto a RSC, o seu valor de mercado, seus benefícios para a sociedade, na construção da sua imagem empresarial, ganhando maior credibilidade do mercado.
Uma definição dada pelo o Instituto Ethos é que a RSC faz a seguinte relação: de que uma empresa deve ser transparente e ética para todos os públicos que ela mantém contato, e também, pelas as metas que são estabelecidas com o desenvolvimento sustentável, conservando os recursos tanto culturais como os ambientais para o futuro, tendo o respeito pela a diversidade, e promover principalmente a redução das desigualdades sociais (ETHOS, 2006). Para Chiavenato (1999), define RSC como o nível de responsabilidade que uma empresa se encarrega para promover atitudes que beneficiem uma sociedade.
No procedimento metológico deste trabalho classifica-se como levantamento, onde se buscou analisar a relação do tamanho da empresa (TAM) com o índice de sutentabilidade se utilizando a empresa Natura descrita como a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, a marca da companhia está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país. Quanto à abordagem da pesquisa descreve-se de caráter quantitativo, onde foram retirados dados de valor de mercado e do ativo total da Natu3 do ano de 2004 até o ano de 2017, permitindo comparações e uma análise de correlação de Mann Whitney.
A partir do resultado da pesquisa, verificou que todas as análises feitas apresentaram relevantes no resultado do presente estudo, sendo aceita a hipótese. Notou-se que a inserção da Natura no Índice Dow Jones, influenciasse de maneira positiva e significante o ativo total, e também revelou, que o seu valor de mercado não possui relação direta com a adesão do DJSI. Em função da adesão ao índice observa-se que a RSC da empresa se fortalece, além de ganhar mais credibilidade e confiança de investidores.
Os resultados indicam que a empresa Natura quando elencada no Dow Jones Index, possuei maior importância no seu ativo total, mostrando aumento considerável do seu tamanho.
BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: Uma Análise Comparativa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005. BLUMENFELD, K.; MONTRONE, A. Quando a ecologia dá bons lucros. HSM Management. p. 134-140. São Paulo: jul./ago. 1997. COSTA, R. S.; MARION, J. C. A Uniformidade na Evidenciação das Informações Ambientais. RevistaContabilidade e Finanças – USP, São Paulo, 2007 n. 43, pág.20-33. ETHOS. Práticas empresariais de Responsabilidade Social: Relações entre os Princípios do Global Compact e os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. São Paulo, 2016.