Resumo

Título do Artigo

Novas Trajetórias Tecnológicas e Estratégia Empresarial: A Inserção do Grupo Siemens no Mercado das Novas Fontes Energéticas Solar e Eólica
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Glauce Almeida Figueira
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Responsável pela submissão

Reumo

Embora as iniciativas educacionais e governamentais sejam necessárias e muito importantes para a resolução dos problemas ambientais e sociais, esses agentes podem não ser capazes de resolver os desafios ligados à mudança da matriz energética de forma rápida e completa o suficiente. A ideia de novas trajetórias de inovação tecnológica ligadas aos desafios da sustentabilidade deve se tornar o foco também dos negócios empresariais e contribuir com o aprimoramento destes, para que esse impulso fomente uma verdadeira mudança em direção ao desenvolvimento sustentável.
O objetivo desse artigo é ampliar o conhecimento sobre o alinhamento da estratégia empresarial aos novos mercados ligados às fontes energéticas sustentáveis, através do estudo de caso do Grupo Siemens AG. O questionamento principal é porque duas trajetórias tecnológicas: energia solar e energia eólica, que tiveram inícios semelhantes, obtiveram desfechos opostos. A hipótese é que as empresas, em especial as de capital aberto, passam por processos de mudança organizacional que não contribuem para o investimento de longo prazo, notadamente, o chamado processo de “financeirização”.
Uma definição mais simplificada do processo de financeirização é proposta por Epstein, e significa “o crescente papel dos motivos financeiros, dos mercados financeiros, dos agentes financeiros e das instituições financeiras no funcionamento das economias nacionais e internacionais” (EPSTEIN apud SERFATI, 2008, p.41, tradução da autora). Uma característica importante desse processo é a redução de prazo das decisões de investimento empresariais. Este processo impõe uma necessidade de manter altos retornos de curto prazo aos acionistas e estimula a constante reestruturação das organizações.
A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de uma grande companhia multinacional de capital aberto que vem atuando no desenvolvimento de trajetórias de inovação tecnológica voltadas a novas fontes energéticas sustentáveis. A iniciativa de ter o Grupo Siemens AG como foco da pesquisa, vem da sua amplitude e áreas de atuação, pois além de sua grande representatividade global, ele atua em áreas que influenciam o modo como se desenvolvem outras empresas, incluindo infraestrutura, fornecimento e distribuição de energia. Ser pioneira em inovações sustentáveis é um importante diferencial.
A análise das atividades inovativas em relação às Mudanças Climáticas mostra que a estratégia de diferenciação competitiva da Siemens passou por limitações e alterações impostas pela necessidade de retorno aos diversos stakeholders, especialmente seus acionistas. A companhia tomou a decisão de focar seus recursos num caminho mais seguro do que “apostar” em tecnologias que ainda estariam passando por importantes mudanças, como a energia solar, já que se encontram em estágios mais iniciais de desenvolvimento. Apesar dos altos investimentos iniciais, a trajetória foi rapidamente abandonada.
Do ponto de vista do desenvolvimento de trajetórias de inovação tecnológica ligadas às fontes energéticas sustentáveis, esse abandono prematuro pode ser prejudicial, pois essas inovações precisam ser difundidas e, quando grandes empresas de escala mundial preferem não atuar mais no seu desenvolvimento, elas acabam por sofrer atrasos em seu processo de difusão. Assim, lidar com esse processo, para alcançar uma atuação consistente e efetiva dentro das empresas, é um importante desafio para os formuladores de políticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.
ABRAMOVAY, R. Muito além da economia verde. São Paulo: Editora Abril, 2012. BRAGA, J. Economia Política da Dinâmica Capitalista: observações para uma proposta de organização teórica. Revista Estudos Econômicos, São Paulo, v.26, número especial, 1996. LAZONICK, W.; O’SULLIVAN, M. Maximizin shareholder value: a new ideology for corporate governance. Economy and Society, v. 29, n.1, 2000. SERFATI, C. Financial dimensions of transnational corporations, global value chain and technological innovation, Journal of Innovation Economics, n. 2, p. 35-61, 2008.