Resumo

Título do Artigo

A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL E SUA RELAÇÃO COM A DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS A GRANEL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Caroline Cerva Corrêa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração da UFRGS Responsável pela submissão
2 - MARCIA DUTRA DE BARCELLOS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração

Reumo

A constante geração de produtos é acompanhada pela crescente produção de embalagens, que na sua maioria, são descartadas imediatamente. Em razão do aumento da poluição e da preocupação do impacto da ação do homem no meio ambiente, modelos sustentáveis de negócios como a venda a granel passou a ocupar mais espaço no mercado mundial por se tratar de uma opção sustentável de consumo sem embalagem reduzindo a geração de resíduos. Neste sentido, a educação para o consumo sustentável tem influenciado no surgimento de modelos sustentáveis de negócios e em sua aceitação e adoção pelos consumidores.
O problema de pesquisa deste trabalho teve como objetivo relacionar como educação para o consumo sustentável que o indivíduo adquire de diversas fontes afeta sua decisão de compra de produtos sustentáveis, neste caso mais específico, produtos vendidos a granel.
Nesta seção será apresentado de modo amplo a educação ambiental, sua conceituação e características. Em seguida, será considerada a educação ambiental voltada às relações de consumo e o comportamento do consumidor. Neste sentido será apresentado quais os elementos que exercem influência na tomada de decisão dos indivíduos em relação aos seus hábitos de consumo.
Este trabalho utilizou um survey, através de um questionário online elaborado pela autora. Optou-se por questões fechadas, para conferir maior uniformidade e facilitar seu processamento. As questões focaram em comportamentos e atitudes dos consumidores, além de padrões de ação. A escolha dos respondentes foi direcionada aos alunos da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a análise dos resultados utilizou-se o software SPSS para o processamento das frequências, porcentagens, médias e desvio padrão das perguntas e o teste ANOVA.
Aqueles com alto grau de educação apresentaram maior concordância com a aceitação de levar a própria embalagem em locais que vendem a granel. Quanto à questão sobre motivação para compra a granel em razão do preço ser mais baixo, a média mais alta foi para aqueles que possuem grau baixo e médio de educação para o consumo. E a última questão também sobre motivação de compra de produtos a granel tendo em vista os benefícios da redução dos impactos no planeta, a média mais alta foi para aqueles que possuem alto grau de educação para o consumo.
Descobriu-se que para 36% dos respondentes, o consumo de produtos a granel é sinônimo de uma decisão de consumo sustentável por sua relação com a ausência de embalagens e redução do desperdício. A partir do teste ANOVA revelou-se também que quanto maior o grau de educação para o consumo, mais isso se reflete em decisões de consumo sustentáveis, desde a adequada utilização de embalagens, até a motivação no consumo dos produtos a granel, no sentido de os produtos a granel serem referência ao consumo sustentável pois reduzem o uso de embalagens e o desperdício e não por terem o preço mais baixo.
GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. 4. Ed. São Paulo. Editora Thomson, 2011. GOMES, Daniela Vasconcellos. Educação para o consumo ético e sustentável. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v.16, p. 18-31, jan/jun. 2006. SILVA, Minelle Enéas; GÓMEZ, Carla Regina Pasa. Consumo Consciente: O papel contributivo da educação. Revista de Economia, Administração e Turismo. v. 15. N.3 p. 43-54, set/dez. 2010. WRAP. Self-Dispensing Systems – Commercial Feasibility Study. 2007.