Resumo

Título do Artigo

DESCARTE DO RESÍDUO PAPELÃO EM SUPERMERCADOS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO – MS: UM ESTUDO MULTI CASO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Amanda dos Reis Dias Silveira
-
2 - Gercina Gonçalves da Silva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana Responsável pela submissão

Reumo

Quando ocorre a fixação do homem num determinado local, começa a geração dos resíduos do dia a dia. Estes resíduos são popularmente conhecidos como lixo. As palavras ‘resíduo’ e ‘lixo’ têm significados semelhantes. Para o SINIR (2018) Resíduos Sólidos Urbanos são todos os resíduos produzidos nos domiciliares e pela limpeza urbana. Supermercados e hipermercados são considerados grandes geradores de resíduos em toda sua cadeia produtiva, desde a chegada do produto no centro de distribuição até o descarte feito pelo consumidor final.
A problemática desse estudo foi: Qual o destino dado ao resíduo sólido papelão no principal supermercado de Aquidauana-MS e Anastácio-MS? O objetivo deste artigo foi descrever a destinação dada ao papelão no principal Supermercado do município de Aquidauana- MS e do município de Anastácio-MS, e verificar se este resíduo (papelão) é reaproveitado por estes supermercados e/ou outros atores do município.
Foram abordados os seguintes assuntos: histórico e gestão de resíduos sólidos; o resíduo papelão e; destinação do papelão em supermercados de Aquidauana e Anastácio – MS. A reciclagem destes resíduos é de grande importância, não só para o meio ambiente, mas também para a sociedade, que se desdobram nas áreas econômica, social e ambiental. Para Ceretta e Froemming (2013) o varejo supermercadista possui um poder de barganha sobre a indústria, podendo fazer exigências como ter produtos mais sustentáveis.
Trata-se de uma artigo qualitativo e uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado nos maiores supermercados em Aquidauana e Anastácio. As respostas foram descritas e posteriormente discutidos com a Teoria e trabalhos semelhantes objetivando o alcance do objetivo e resolver o problema.
O Atlântico Super Center (Aquidauana-MS) apresenta que o volume gerado que sai da empresa gira em média de 1 tonelada por mês. O resíduo papelão é separado dos outros e colocado em um local, e todos os funcionários estão envolvidos nesta atividade. O Portal Atacado (Anastácio-MS) não fazem um balanço dos resíduos produzidos e não possuem um local apropriado para armazenarem os resíduos. Pode-se concluir que ambos os supermercados pesquisados possuem interesse de aplicar as leis e políticas sobre os resíduos, porém é possível identificar falhas que devem ser corrigidas.
, a destinação dada ao papelão no supermercado em Anastácio é o reaproveitamento deste produto, e no supermercado em Aquidauana, é a venda deste produto para uma empresa que vende o papelão a cooperativas, catadores para a reutilização do mesmo.
CERETTA, Simone Beatriz; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide. O Papel dos Supermercados na Etapa de Geração e Descarte do Lixo e o Reflexo na Questão Ambiental, Desenvolvimento em questão, Unijuí, v.11, n.24, p.235-259, set./dez. 2013. SINIR, Ministério do Meio Ambiente. Tipos de Resíduos./Disponível em: < http://sinir.gov.br/tipos-de-residuos>. Acesso em: 16 março 2019.