Resumo

Título do Artigo

RECICLAGEM INCLUSIVA E SOLIDÁRIA: vivências e perspectivas por meio da extensão universitária
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jaqueline Silva Melo
Pontificia Católica de Minas Gerais - Betim
2 - Aline Rodrigues da Fonseca
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - PUC Minas
3 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Responsável pela submissão

Reumo

O presente artigo busca apresentar os resultados de um projeto de extensão universitária de uma instituição de ensino superior privada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto está estruturado dentro do curso de Administração desta universidade, porém apresenta o envolvimento de outros cursos desenvolvidos na universidade, visto que, é transversal a outras áreas do conhecimento como Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Biologia e Medicina, entre outras. A metodologia de pesquisa para início do projeto se deu utilizando-se técnicas do chamado Diagnóstico Rápido Participativo (DRP).
Este artigo analisa os resultados já alcançados em um Projeto de Extensão de uma instituição de ensino superior (IES) privada, em seu Campus na cidade de Betim, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essa ação extensionista envolve os catadores de recicláveis da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim/MG (ASCAPEL) e estudantes de diversos cursos presentes nesta unidade. O projeto iniciou suas atividades no ano de 2019 e apresenta como objetivo aliar o ensino e a pesquisa na tentativa de amenizar ou mitigar os efeitos da pobreza.
A gestão e a disposição inadequada desses resíduos causam diversos impactos socioambientais, principalmente a degradação do solo, o comprometimento dos corpos d’água e mananciais, a contribuição para a poluição do ar e proliferação de vetores de importância sanitária nos centros urbanos, a catação de lixo em condições insalubres nos logradouros públicos e nas áreas de disposição final (JACOBI; BESEN, 2006).
Para a concepção do projeto, foram desenvolvidas apropriações junto aos catadores da ASCAPEL, utilizando-se técnicas do chamado Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), que mobilizou os cooperados, estabeleceu diálogos horizontais com os mesmos, respeitando-se seus saberes ambientais não formais e advindos da prática de catação e separação de materiais recicláveis, promovendo a construção de consensos a partir do diálogo e debate participativo dentro do grupo. Foram realizadas atividades de interação com os catadores, visando a intervenção nos problemas e desafios que os mesmos enfrentam.
A partir deste estudo foi possível constatar como a universidade, por meio de seus projetos de extensão, pode mobilizar ações para intervir de forma positiva na sociedade, desenvolvendo projetos que possuem condições de estimular o desenvolvimento da cidadania e melhorias no ambiente interno e externo à instituição. Para a IES investigada, a busca da construção de projetos societários que permitam a inclusão social, cidadã e humanista é capaz de auxiliar no desenvolvimento integral do ser humano. Deste modo, podemos entender que a extensão universitária é um dos meios que pe
O lixo é um dos grandes problemas da coletividade. Está intrinsecamente arraigado ao estilo de vida da sociedade moderna, ou seja, “ (...) a geração de lixo é diretamente proporcional ao nosso consumo. Quanto mais consumimos e quanto mais recursos naturais utilizamos, mais lixo produzimos. ” (MEIO AMBIENTE E CONSUMO, 2002). Martel (1994, p. 3) afirma que “o consumismo é o item mais expressivo da crítica da sociedade sustentável”. A geração de resíduos na proporção atual é um dos graves problemas enfrentados pela sociedade moderna na ordem ambiental, de gestão, social, econômica, dentre outros.
ALMEIDA, Norma Valentina de. Economia solidária em Minas Gerais: uma análise sobre os fatores que contribuem para sua autossustentabilidade e capacidade de geração de renda. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. São Paulo, Cortez, 179-220. JACOBI, P. R. BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos na região metropolitana de São Paulo a