Resumo

Título do Artigo

Divulgação de Práticas de Direitos Humanos: Uma Análise das Empresas Brasileiras
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Tema

Direitos Humanos e Empresas

Autores

Nome
1 - Victor Daniel Vasconcelos
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão

Reumo

Direitos humanos são concebidos como direitos fundamentais inalienáveis aos quais indivíduos são inerentemente intitulado simplesmente em virtude de ser uma pessoa independentemente da nacionalidade, local de residência, sexo, origem nacional, cor, religião, idioma ou qualquer outra (Baskentli, Sen, Du, & Bhattacharya, 2019). A teoria dos stakeholders menciona que as empresas devem considerar as reivindicações e interesses de todas as suas partes interessadas e uma forma de legitimarem seu papel na sociedade é atendendo as necessidades de suas partes interessadas.
O estudo utiliza a teoria dos stakeholders, considerando que os stakeholders são fatores fundamentais na implementação das decisões das empresas, incluindo a divulgação de direitos humanos (Derakhshan, Turner, & Mancini, 2019) e busca responder a seguinte questão de pesquisa: Em que extensão, fatores, como tamanho, rentabilidade e níveis diferenciados de governança corporativa influenciam a divulgação de direitos humanos? Para tanto, o artigo apresenta como objetivo geral analisar os fatores determinantes na divulgação dos aspectos de direitos humanos.
Para o desenvolvimento deste estudo, os seguintes tópicos foram levantados para fundamentação teórica e desenvolvimento das hipóteses de pesquisa: Direitos humanos e teoria dos stakeholders. Quatro hipóteses foram levantadas. H1: Tamanho da empresa influencia positivamente na divulgação de direitos humanos. H2: A rentabilidade da empresa influencia positivamente na divulgação de aspectos de direitos humanos. H3: A idade da empresa influencia positivamente na divulgação de aspectos de direitos humanos. H4: Nível de GC influencia positivamente na divulgação de aspectos de direitos humanos
A amostra da pesquisa compreende 95 empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) com 425 observações no período de 2010-2017. A variável de direitos humanos significa a média de divulgação de fatores de direitos humanos, baseados em indicadores da GRI, baseada na métrica de (Khan et al., 2019). Realizou-se análise descritiva, correlação, além disso, foi estimado modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários.
Apresenta-se como resultados que o tamanho da empresa influencia positivamente na divulgação de direitos humanos, conforme mencionado na hipótese 1. A idade da empresa também é verificado efeito positivo na divulgação de questões de direitos humanos, conforme mencionado na hipótese 3. E o fato de a empresa estar nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa também influenciar positivamente na divulgação dos aspectos dos direitos humanos, conforme menciona a hipótese 4. A rentabilidade apresenta significância negativa sobre divulgação de práticas de direitos humanos, rejeitando, a H2
O trabalho teve como objetivo analisar os fatores determinantes na divulgação dos aspectos de direitos humanos, utilizando a teoria dos stakeholders para explicar este fenômeno. Utilizou-se análise descritiva, correlação e regressão por mínimos quadrados ordinários. Sugere-se como futuras pesquisas analisar a divulgação de direitos humanos em mais países e estudos com outras métricas para ter uma melhor percepção dos aspectos de divulgação de direitos humanos.
Cahaya, F. R., & Hervina, R. (2019). Do human rights issues matter? An empirical analysis of Indonesian companies’ reporting. Social Responsibility Journal. Buhmann, K., Jonsson, J., & Fisker, M. (2018). “Do no harm” and “do more good” too: connecting the SDGs with business and human rights and political CSR theory. Corporate Governance (Bingley). Islam, M. A., Haque, S., & Roberts, R. (2017). Human Rights Performance Disclosure by Companies with Operations in High Risk Countries: Evidence from the Australian Minerals Sector. Australian Accounting Review.