Resumo

Título do Artigo

Influência das Práticas da Produção Enxuta e da Qualidade no Desempenho Operacional e na Vantagem Competitiva Sustentável das Empresas
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - RODRIGO HOERBE
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - CEPLAN
2 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Responsável pela submissão
3 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
4 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
5 - Moacyr Carlos Possan Junior
Universidade do Estado de Santa Catarina -

Reumo

Países cujas economias se encontram em transição estão sendo pressionados a aumentar atividades empreendedoras que viabilizarão rápido crescimento com mínimo impacto nos recursos naturais (SILAJDŽI? et al., 2015). Entretanto, são imensamente necessárias iniciativas convenientes que aperfeiçoarão a criatividade e orientação para empreendedorismo ansiando a sustentabilidade (DE LUCIA et al., 2016). As Práticas da Qualidade associadas as Práticas da Produção Enxuta vem sendo empregadas amplamente nas organizações de manufatura no intuito de viabilizar esta convergência (SHAH & WARD, 2003).
Apesar da existência considerável de estudos que avaliam a ligação entre Práticas da Produção Enxuta (PE) , Qualidade (PQ) e Desempenho Operacional (DO), até então se desconhece o efeito dessas práticas no desempenho das empresas, principalmente no contexto brasileiro. Portanto, as relações dessas práticas com o Desempenho Operacional são necessárias, viabilizando uma sustentação de ações voltadas à obtenção de vantagem competitiva sustentável (ANIL & SATISH, 2016). Assim, a pesquisa teve o objetivo objetivo da analisar a influência das práticas de PE e PQ no DO e VCS das organizações.
As Práticas da Qualidade associadas as Práticas da Produção Enxuta vem sendo empregadas amplamente nas organizações de manufatura, alavancando a superioridade competitiva em relação a sua concorrência e auxiliando a acompanhar a rápida mudança tecnológica (ANIL & SATISH, 2016). O bom emprego simultâneo dessas ferramentas de produção enxuta e qualidade, resultaram em um impacto positivo considerável no desempenho operacional e na geração de valor, constituindo elementos convergentes à criação de vantagem competitiva (SHAH & WARD, 2003).
O estudo foi realizado através de protocolo quantitativo de pesquisa, mediante a aplicação de um survey, tendo seus dados coletados via aplicação de um questionário online, direcionado às empresas situadas na região do Planalto Norte Catarinense. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com seis seções, sendo as duas primeiras com variáveis para caracterizar a empresa participante da pesquisa (localização, porte, categoria) e outros quatro blocos de afirmativas, buscando relacionar às questões levantadas na pesquisa teórica.
Os resultados demonstram que existe uma busca por práticas que aperfeiçoem os processos produtivos e ofereçam melhorias contínuas nas estruturas e produtos. Além da incidência descritiva, esta indicação está consubstanciada na influência das práticas da produção enxuta sobre as da qualidade, com força de associação positiva de efeito forte. A referida influência não alcança a mesma ressonância sob as dimensões do desempenho operacional e vantagem competitiva sustentável; mas pode confluir indiretamente para a associação de efeito moderado da qualidade sobre os referidos construtos.
Sobre o desempenho operacional, constatou-se que as empresas dão destaque à rapidez e eficiência na capacidade de responder às demandas dos mercados. Acerca da vantagem competitiva sustentável, observou-se que as empresas reconhecem uma rentabilidade significativamente maior em novos produtos frente aos concorrentes, enquanto aspecto deflagrador de sua estratégia. Desta forma os fatores mencionados expressam as principais diretrizes rastreadas pelo estudo, focalizando elementos que explicam a convergência de gestão no arranjo produtivo em evidência.
Anil, a. P.; Satish, k. P. Investigating the Relationship Between TQM Practices and Firm's Performance: A Conceptual Framework for Indian Organizations. Procedia Technology, v. 24, p. 554-561, 2016. De Lucia, C. et al. (2016) Policy, entrepreneurship, creativity and sustainability: The case of ‘Principi Attivi’ (‘Active Ingredients’) in Apulia Region (southern Italy). Journal of Cleaner Production. 135, 1461-1473. Shah, R., Ward, P. T. (2003) Lean Manufacturing: Context, Practice Bundles, and Performance. ELSEVIER. Journal of Operations Management, v. 21, p. 129-149.