Resumo

Título do Artigo

Como identificar o problema de pesquisa em Contabilidade Ambiental?
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis

Autores

Nome
1 - Jazmin Figari de la Cueva
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Aracéli Cristina de S. Ferreira
-

Reumo

A construção do conhecimento se inicia a partir do reconhecimento das lacunas empíricas e teóricas dentro da ciência que pretende ser estudada. Para a que haja uma evolução na pesquisa contábil, é necessário, antes de mais nada, entender quais são os problemas que se pretendem resolver (MARTINS, 2002). Neste sentido, o avanço no campo de conhecimento inicia-se a partir do que já foi pesquisado por outros pesquisadores e quais são as fronteiras do conhecimento.
Uma das maiores dificuldades para os pesquisadores, especialmente dos que estão iniciando as pesquisas, é definir os itens de pesquisa e de identificar as formas de realizar contribuições úteis para a ciência. Quando existe dificuldade em determinar o que é conhecido e o que não é conhecido, é ainda mais difícil saber o caminho para a construção (ROUSSEAU, MANNING; DENYER, 2008). O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliométrica da literatura analisando quantitativamente as publicações sobre as revisões internacionais de Contabilidade Ambiental.
As discussões sobre a Contabilidade ambiental iniciaram-se na década de 1970 por diversos pesquisadores. Estas discussões iniciaram-se devido ao fato de que no final da década de 1960 uma nova consciência começou a fazer parte da sociedade, em que se reconheciam outras responsabilidades das empresas além do lucro (ANGOTTI; FERREIRA, 2016).
A fim de atingir o objetivo proposto, utilizou-se a ferramenta bibliometrix, conforme evidenciado na pesquisa de Aria e Cuccurullo (2017) para indicar os periódicos e autores mais relevantes sobre o tema, analisando o número de publicações, número de citações e o h_index. As informações do presente estudo referem-se à base de dados Scopus, que indexa pesquisas de periódicos revisados por pares, por um período de acesso desde 1823 até o presente e inclui diversas áreas, incluindo as Ciências Sociais.
Os resultados indicam que os periódicos mais influentes são Journal of Cleaner Production, Accounting Auditing & Accountability Journal. Dentre os autores que buscaram encontrar lacunas em pesquisas da contabilidade ambiental, destacam-se Burritt, Guthrie J, Christ KL, Gray R, Adams CA, Stagliano AJ. As pesquisas se concentram nas universidades da Austrália.
As principais conclusões desta pesquisa são úteis para obter uma visão geral do estado da arte das revisões realizadas em Contabilidade Ambiental na busca pelos problemas de pesquisa e insights, assim como recomendações para futuras pesquisas. Por meio da análise bibliométrica é possível encontrar as pesquisas de maior impacto, as instituições que realizaram maior número de publicações, os pesquisadores que possuem maior relevância considerando o número de citações e h_index.
Gray (1990), Mathews (1997), Gray (2002), Parker (2005), Deegran (2007) e Owen (2008).