Resumo

Título do Artigo

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMA DE AQUAPONIA, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade na economia e na contabilidade

Autores

Nome
1 - Gabrielli do Carmo Martinelli
-
2 - Greici Joana Parisoto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - PPG-Agronegócio / UFRGS Responsável pela submissão
3 - Eluardo de Oliveira Marques
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Agronomia
4 - Leticia de Oliveira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Administração

Reumo

Em geral, o aumento na produção e consumo de peixe e vegetais pode ser uma maneira de melhorar a sustentabilidade dos sistemas alimentares (Konig et al., 2018). Nesse contexto surge a aquaponia, que é derivada da junção de duas outras atividades que podem ser realizadas separadamente, a piscicultura e a hidroponia. A terminologia pode ser utilizada para classificar a junção de diferentes espécies de organismos aquáticos e hidropônicos em um mesmo sistema, sendo caracterizado como sistema fechado (EMBRAPA, 2015; RAKOCY et al., 2006).
A nível internacional diversos estudos como os de Tokunaga et al., (2015) no Havaí, Love et al., (2015); Quagrainie et al., (2017) nos Estados Unidos, Fang et al., (2017) na China têm surgido para avaliar o desempenho econômico de sistemas aquaponicos. Já no Brasil estudos sobre viabilidade econômica ainda são escassos Castilho-Barros et al., (2018), o que pode gerar um impeditivo para a adoção por novos produtores. O objetivo foi mensurar a viabilidade econômica de um sistema aquaponico para agricultores familiares, através de um estudo de caso em São José dos Pinhais, Paraná.
Estudos que mensuram a viabilidade econômica em sistemas de Aquaponia ainda são incipientes. Esse tipo de produção pode contribuir com a segurança alimentar do mundo, tanto é, que nas Filipinas adotam-se a aquaponia não só para o cultivo de hortaliças e peixes, mas também incluem frutas na produção, como o tomate. Apesar da inserção de frutas, o sistema ainda foi viável, com VPL estimado de 1,13 milhões de Peso Philippine (PHP) para a vida útil de 20 anos (BOSMA et al., 2017).
Para a realização deste estudo foi utilizado o método qualiquantitativo. A fim de analisar a viabilidade econômico-financeira de um sistema aquaponico para agricultores familiares, foram utilizadas as técnicas de investimento Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE), Payback atualizado, Índice de Lucratividade (IL), Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM), Capital Asset Price Model (CAPM) e análise de risco, com base em dados primários e secundários.
A melhoria no aproveitamento de espaços e recursos naturais levam ao desenvolvimento de sistemas integrados de produção. A integração entre dois sistemas de cultivo, a aquicultura com a hidroponia (aquaponia) pode apresentar-se como uma solução para proporcionar o uso da água mais eficiente, promovendo a produção de peixes e vegetais, com redução no consumo de água, contendo a poluição de rios por efluentes provenientes da aquicultura sendo alocados como fertilizante natural para a planta de cultivo (MARISCAL-LAGARDA et al., 2012).
O projeto dimensionado foi inviável para um produtor familiar, quando considerado todas os custos e despesas incorridas para o investimento, diminuindo as incertezas ao tomador de decisão. O sistema de aquaponia só se configurou como uma alternativa economicamente viável, a partir da modelação de cenários, em quem consideram a exclusão das variáveis aquisição de terra e mão-de-obra. Essa opção, foi sugerida por entender que o perfil dos produtores familiares permite tal adequação. Pode-se observar que os resultados dos indicadores econômicos apontam para que o investidor opte por não investir.
BOSMA, H.; LACAMBRA, L.; LANDSTRA, Y.; PERINI, C.; POULIE, J.; SCHWANER, M. J.; YIN, Y. The financial feasibility of producing fish and vegetables through aquaponics. Aquacultural Engineering. Volume 78, Part B, August 2017, Pages 146-154. KÖNIG, B.; JANKER, J.; REINHARDT, T.; VILLARROEL, M.; JUNGE, R, 2018. Analysis of aquaponics as an emerging technological innovation system. Journal Clear Production 180, 232–243. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.01.037. EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produção Integrada de Peixes e Vegetais em Aquaponia. Documentos 189. 2015.