Resumo

Título do Artigo

Uma proposta metodológica para o gerenciamento de resíduos sólidos em campus universitários
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Felipe Hashimoto Fengler
Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS Responsável pela submissão
2 - Luciana Gomes
-
3 - Felipe Tadeu Correa
-
4 - José Lázaro Ferraz
-
5 - Thais Barros Beldi
-

Reumo

O aproveitamento de resíduos sólidos representa uma prática de extrema importância em diversos setores da economia brasileira. Impactos oriundos do processo de obtenção de matéria prima e disposição dos resíduos são minimizados, ou até eliminados com o estabelecimento de sistemas de logística reversa. Porém, além das dificuldades técnicas práticas de gestão são necessárias para a transição a um modelo produtivo que adote o gerenciamento de resíduos de forma sistemática e sistematizada.
O presente trabalho buscou desenvolver uma ferramenta de diagnóstico para avaliação do modelo de gestão de campus universitários quanto as práticas de gerenciamento de resíduos.
A ferramenta originou-se das dificuldades encontradas na implementação de um sistema de gerenciamento, que normalmente são pautadas por ações pontuais e sem o estabelecimento de ações programadas, planejadas, e sistematizadas por um modelo de gestão com foco na melhoria contínua.
O desenvolvimento da ferramenta foi realizado no Centro Universitário FACENS, buscando identificar elementos gerenciais, administrativos e operacionais necessários para que o processo de gerenciamento seja realizado de forma sistemática e contínua.
Como resultado, obteve-se uma ferramenta que avalia o processo de liderança no processo de gerenciamento de resíduos, em termos de estrutura organizacional, política e Inteligência coletiva; a maneira como as ações são transmitidas e documentadas e que identifica como as atividades do Campus incorporam, ou não, ações de gerenciamento.
Um estudo de caso foi realizado no Campus da Facens, possibilitando a identificação de pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças existentes no sistema de gerenciamento de resíduos. Diversos elementos de gestão foram identificados, possibilitando a construção de um plano de ação voltado para aprimoramento do sistema de gerenciamento de resíduos existente.